Por Favor aguarde...

Estrutura funcional

O grupo AdP encontra-se estruturado por Unidades de Negócio (UN) que funcionam no quadro de um sistema de planeamento e controlo conduzido pela holding. É a partir daqui que se definem, de forma participada e interativa, as orientações estratégicas, os planos de negócio e de investimento, os objetivos e orçamentos anuais, procedendo-se, periodicamente, à sua revisão e controlo.

 


Unidades de Negócio

Água - Produção e Depuração (UNA-PD)
Agrega as empresas operadoras no mercado nacional com atividade grossista no domínio do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais.

EPAL
Engloba a atividade grossista e a de distribuição, sendo responsável pelo abastecimento de água em alta, direta ou indiretamente, a 33 municípios na margem norte do rio Tejo, e pelo abastecimento domiciliário no concelho de Lisboa.

Água - Distribuição e Recolha (UNA-DR)
Agrega as empresas operadoras no mercado nacional com atividade essencialmente retalhista no setor do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais.

Internacional (UNI)
Agrega as empresas com atividade sedeada fora de Portugal.

Resíduos (UNR)
Agrega as empresas operadoras no mercado nacional com atividade no domínio do tratamento e valorização de resíduos.

Outros Negócios (UNON)
Engloba o desenvolvimento de atividades no âmbito da gestão ambiental, designadamente na produção e aproveitamento das diversas formas de energia renovável, no estabelecimento de sistemas de recolha, transporte, tratamento ou valorização de lamas e sua aplicação ou destino final, e no desenvolvimento de processos ou instalações para a melhoria da eficiência energética.

Serviços Partilhados (UNSP)
Agrega as empresas que prestam serviços a todas as outras empresas e Unidades de Negócio do Grupo AdP, sendo constituída por oito áreas de suporte: i) Compras e Apoio Geral; ii) Sistemas de Informação; iii) Recursos Humanos; iv) Serviços Financeiros; v) Marketing e Comunicação; vi) Serviços Jurídicos; vii) Planeamento e Operações; viii) Engenharia.

A gestão da UN de Resíduos, UN Internacional e UN de Serviços Partilhados é assegurada, respetivamente, pelas empresas Empresa Geral do Fomento, S.A. (EGF), AdP - Águas de Portugal Internacional - Serviços Ambientais, S.A. e AdP - Águas de Portugal Serviços Ambientais, S.A.


Órgãos Funcionais

Para o correto exercício das suas funções, a AdP - Águas de Portugal, SGPS, S.A. dispõe de um conjunto de órgãos funcionais, para apoio à gestão do grupo e a cada uma das suas unidades de negócio, responsáveis pela definição e implementação das políticas, pela gestão dos recursos corporativos e pela avaliação e controlo das UN e participadas.

Finanças Corporativas
É responsável por definir e coordenar a política financeira do grupo. Garante a gestão contabilística e fiscal do grupo, nomeadamente harmonizando critérios, procedimentos e práticas de acordo com as normas nacionais.

Desenvolvimento Empresarial e Regulação
É responsável pelo planeamento, controlo de gestão, relação com stakeholders e regulação, tendo como missão apoiar a formulação da estratégia para o grupo e para as diferentes unidades de negócio e a análise do desempenho do grupo, unidades de negócio e empresas, com base em indicadores e informação de gestão. É ainda responsável pela prossecução de uma base de relacionamento adequada com os principais stakeholders nomeadamente no que respeita ao cumprimento dos deveres de informação e o acompanhamento da atividade regulatória com predominância nas matérias concernentes ao custo do capital, fixação de tarifas e interações com a entidade reguladora (ERSAR).

Recursos Humanos Corporativos
É responsável pela definição das políticas e estratégia de recursos humanos do grupo, bem como pela gestão dos seus recursos.

Auditoria Interna e Controlo de Risco
Tem por missão a identificação dos riscos inerentes aos negócios do grupo, a realização de auditorias internas às empresas participadas em posição maioritária, a caracterização dos elementos-chave de controlo necessários para minimizar ou eliminar o seu impacte e a realização de testes de conformidade para avaliar os resultados.

Comunicação e Imagem
É responsável pela definição da estratégia e da política de comunicação e imagem do grupo e presta assessoria direta  ao Conselho de Administração nestas matérias.

Investigação e Desenvolvimento
Tem por missão apoiar a inovação em áreas de conhecimento relevantes para o grupo, desenvolver e coordenar e promover projetos de investigação e desenvolvimento com entidades externas nacionais e internacionais.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Tem por missão planear, coordenar e executar a política de sustentabilidade e o programa de responsabilidade social do Grupo AdP, dando expressão organizada à visão, estratégia e compromisso dos princípios do desenvolvimento sustentável que o grupo venha a fixar.

Secretário da Sociedade
As responsabilidades do Secretário da Sociedade resultam do Artº.446-B do Código das Sociedades Comerciais, competindo-lhe, nomeadamente, o apoio às reuniões dos órgãos sociais, certificação dos documentos da Sociedade, autenticação das assinaturas dos membros do Conselho de Administração, emissão de extratos de atas, seguimento das deliberações do Conselho de Administração e a conformidade dos livros oficiais da Sociedade.