Por Favor aguarde...

Fórum Mundial da Água

Portugal vai estar representado no Fórum Mundial da Água, cuja 6ª edição se realiza de 12 a 17 de março em Marselha, através de uma participação dinamizada pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal.

Portugal participa nas diversas iniciativas do processo político deste fórum e outros representantes nacionais farão comunicações em diferentes mesas-redondas. A destacar ainda a publicação de um case-study sobre a bacia hidrográfica do Tejo na 4ª edição do UN World Water Development Report, a realização de uma sessão especial pelo Think Tank da Gulbenkian sobre "Água e o futuro da Humanidade" (ver programa) e a realização de um side-event pela Parceria Portuguesa para a Água com o tema “Partilhando Soluções para a Água no Mundo Lusófono” (ver programa).

A participação portuguesa estende-se ainda à área de exposição do Fórum com um espaço que agrupa as principais entidades nacionais com responsabilidades na área do ambiente, e em particular no domínio da água. Sob o mote “Portugal: finding solutions together”, neste espaço estão presentes a Águas de Portugal, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos e a PPA – Parceria Portuguesa para a Água com um programa de atividades que visa promover a partilha de conhecimento, relevando as competências e boas práticas desenvolvidas em Portugal em matéria de gestão sustentável dos recursos hídricos.

O espaço de Portugal será também anfitrião de diversas mesas-redondas em que participam países lusófonos (Programa da Participação Portuguesa).

Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água é o maior evento internacional sobre gestão da água e realiza-se de três em três anos, assumindo-se como um fórum de participação e diálogo entre os múltiplos intervenientes no sector da água no mundo, que procura influenciar o processo de tomada de decisão ao nível das políticas globais para o sector, no sentido de um desenvolvimento sustentável do planeta.

O primeiro Fórum Mundial da Água realizou-se em Marrocos (Marraquexe) em 1997, ao qual se seguiram as edições da Holanda (Haia, 2000), Japão (Quioto, 2003), México (Cidade do México, 2006) Turquia (Istambul, 2009).

Mais informações sobre o 6º Forum Mundial da Água aqui

7 de março de 2012