Profissões da Água


Profissão: Supervisor de educação ambiental

Profissão: Supervisor de educação ambiental

É responsável pela definição da estratégia e por coordenar as respetivas atividades de comunicação e educação ambiental, quer nos espaços da empresa (Centro de Educação Ambiental e infraestruturas), quer em atividades externas, como visitas às escolas e iniciativas dos municípios. "Sinto que é algo que fazemos em prol de um futuro melhor, pondo os nossos consumidores a gerir melhor os recursos do planeta". Francisco Tinoco (Águas do Norte)

Profissão: Operador de Estação de Tratamento de Água
Assegura todas as etapas e processos associados ao abastecimento de água, desde que a água é captada na origem, passando pelo seu tratamento até ao produto pronto para ser distribuído para consumo humano. "É muito gratificante trabalhar numa área cuja responsabilidade é tratar um elemento que é indispensável à vida". José Carlos Santos (Águas do Douro e Paiva)

Profissão: Responsável pela Gestão de Ativos
É responsável pelo acompanhamento do desempenho das infraestruturas, assegurando o seu bom funcionamento, e gerindo as respetivas necessidades de manutenção."Sinto-me realizada por poder contribuir, com os meus conhecimentos, para gerar valor para a empresa". Joana Boaventura (Águas do Douro e Paiva)

Profissão: Gestor de Perdas
É especialista na monitorização e controlo da rede de distribuição de água, na qual se integra a deteção de perdas de água. "A água é um recurso essencial, por isso queremos que as suas perdas sejam o mais reduzidas possível e dessa forma estamos a contribuir para sermos mais eficientes no abastecimento às populações". Pedro Saraiva (EPAL)

Profissão: Diretora de Laboratórios e Controlo da Qualidade da Água
Assegura a gestão da qualidade da água produzida pela empresa, desde as origens, estações de tratamento de água, adutoras, reservatórios, até à torneira do consumidor. "O laboratório interage com todas as outras equipas - operação, engenharia, gestão de clientes - para garantir que a água que fornecemos é de excelente qualidade e segurança". Maria João Benoliel (EPAL)

Profissão: Técnica de atendimento ao cliente
Realiza o atendimento e assistência aos clientes, em temas como a relação contratual, a faturação e a gestão de reclamações. "O atendimento é muito relevante pois é a forma mais próxima de contacto com a empresa e por isso o profisionalismo e excelência de serviço, e simultaneamente a empatia, têm que estar sempre presentes". Silvia Vale (Águas do Norte)

Profissão: Diretor de Operações de Saneamento
Coordena a atividade operacional, e as respetivas equipas e infraestruturas, na vertente do tratamento das águas usadas. "Esta área dá-me um prazer particular, porque mais do que tratar umas águas usadas e dotar os meios recetores de qualidade - e isso já é muito importante! - conseguimos valorizar esse recurso, inclusivamente dando-lhe valor económico". José Martins (EPAL)

Profissão: Diretor de Inovação e I&D
Identifica e promove projetos e oportunidades de Inovação e I&D que possam trazem valor acrescentado ao Grupo, numa ótima de melhoria contínua, otimização e eficiência dos processos e desenvolvimento de novas áreas de negócio. "É um trabalho aliciante, que exige muito trabalho de equipa e saber arriscar. Nesta área, há projetos que falham mas que nos permitem, precisamente por terem falhado, crescer e ter conquistas noutras áreas!". Pedro Póvoa (AdP SGPS)

Profissão: Técnica de Serviço Educativo
Faz a ligação entre os espaços e as atividades de educação ambiental que a empresa promove e a comunidade onde esta está inserida, contribuindo para a refelxão e sensibilização sobre temáticas como o consumo responsável, preservação de recursos e desnevolvimento sustentável. "Gosto muito do que faço porque gosto muito de património e de trabalhar a memória coletiva". Barbara Bruno (Museu da Água da EPAL)

Profissão: Gestora de Origens de Água
Identifica e implementa as melhores soluções – em qualidade, quantidade e segurança - ao nível da captação de água para abastecimento público e o seu respetivo transporte até às Estações de Tratamento de Água. É também responsável pela implementação de medidas de minimização e compensação ambiental nas áreas de influência das infraestruturas sob a sua alçada. "Sou uma entusiasta das áreas de operação, porque poder colocar em funcionamento, testar, otimizar uma infraestrutura para o fim a que se destina é muito interessante, sobretudo numa área de tanta responsabilidade, como é o abastecimento de água para consumo humano". Marisa Viriato, Águas do Algarve

Profissão - Responsável de Centro Operacional - Abastecimento de Água

Profissão: Responsável de Centro Operacional - Saneamento
Enquanto responsável por coordenar a atividade operacional de tratamento de águas residuais realça o impacto direto que a atividade tem na qualidade da água do meio recetor e destaca a otimização do processo de digestão de lamas que permite a produção de energia de fonte renovável, aportando benefícios quer em termos de redução de custos operacionais quer como contributo para a independência energética do país. Milton Fontes (Águas do Centro Litoral)