Aumentar a inteligência das redes elétricas


Portugal está a coordenar um projeto para aumentar a inteligência das redes elétricas em três países europeus: Portugal, Suécia e Eslovénia.


Trata-se do projeto InteGrid, que decorre no âmbito do programa de investigação e inovação H2020 da União Europeia e visa demonstrar soluções inovadoras de redes elétricas inteligentes em três pilares: flexibilidade do consumo de energia elétrica para consumidores domésticos e industriais, sistemas de armazenamento de energia e previsões de produção de energias renováveis e consumo.

Envolvendo mais de 50 pessoas, pertencentes a 14 instituições de 8 países europeus, o projeto InteGrid tem um orçamento de 15 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia em 11,3 milhões de euros, e prevê a instalação de cinco demonstradores de redes elétricas inteligentes, três das quais em Portugal.


Os três polos de demonstração em Portugal situam-se no Alentejo, Lisboa e Oeste, integrando quer consumidores residenciais quer industriais, sendo que, no caso específico do consumo doméstico, vai ser desenvolvida uma tecnologia para que os consumidores possam gerir de forma inteligente o consumo de energia elétrica.


Os dois outros demonstradores de redes elétricas inteligentes vão ser instalados em Estocolmo, na Suécia (abrangendo consumidores residenciais) e em Liubliana, na Eslovénia (abrangendo consumidores domésticos e edifícios).


O InteGrid é coordenado pela EDP Distribuição e, em Portugal, conta com a participação da Águas de Portugal, do INESC TEC e New R&D – Centre for New Energy Tecnologies.


Os demais parceiros europeus são: Austrian Institute of Technology GmbH e cyberGRID GmbH & Co. (Áustria), Elektro Ljubljana (Eslovénia), GE Grid Solutions (Reino Unido), DNV GL Netherlands (Holanda), KTH – Royal Institute of Technology, SIMAM – LocalLife e ELLEVIO (Suécia), IIT Institute for Research in Technology, Comillas University (Espanha) e SAP SE (Alemanha).

 

 

Saiba mais sobre o Integrid aqui 


Veja o vídeo do Kick Off Meeting aqui 


Publicado a: 04 de Julho de 2017