Assembleia-Geral de Acionistas aprova Contas de 2014 do Grupo AdP

A Assembleia-Geral de Acionistas da AdP – Águas de Portugal, SGPS, SA, hoje reunida, deliberou aprovar o relatório e as contas consolidadas relativas ao exercício de 2014.

O exercício económico-financeiro consolidado de 2014 do Grupo AdP destaca-se pela evolução muito favorável dos principais indicadores económico-financeiros, desde logo com a redução do nível de endividamento líquido, que se situou em 2,4 mil milhões de euros registando um decréscimo de 94,4 milhões de euros em relação a 2013.

A sublinhar, igualmente, a diminuição da dívida de clientes, que atingia 514,2 milhões de euros no final de 2014, quando em dezembro de 2013 este valor era 559,8 milhões de euros.

Também os desvios tarifários do ano, no montante de 16,2 milhões de euros (valor líquido de impostos diferidos e interesses minoritários), registaram um valor inferior ao de 2013 (24,2 milhões de euros), sendo o valor acumulado bruto dos desvios tarifários ativos das empresas do Grupo AdP de 590 milhões de euros.

Com tendência também positiva em 2014 apresentou-se o investimento do Grupo, que cresceu 29,5% face a 2013, situando-se em 210,5 milhões de euros.

No que respeita aos indicadores financeiros operacionais destaca-se o EBITDA que, em 2014, ascendeu a 383,9 milhões de euros, representando um crescimento de 4,5% face a 2013. Para esta melhoria contribuiu sobretudo a redução dos custos operacionais, em cerca de 8 milhões de euros, além de outros ganhos operacionais não recorrentes.

O volume de negócios, que se cifrou em 792,8 milhões de euros em 2014, apresenta uma diminuição relativamente a 2013, essencialmente devida à redução do défice tarifário bruto em 20,6 milhões de euros.

Quanto ao resultado líquido, no montante de 102,4 milhões de euros em 2014, manteve-se em linha com o do ano anterior.

«A evolução positiva dos recebimentos de clientes, que resulta em grande parte do esforço desenvolvido junto dos clientes municipais e nomeadamente do estabelecimento de acordos de pagamento, além de reduzir as necessidades de fundo de maneio do grupo em 13% face a 2013, permitiu igualmente retomar os investimentos mais urgentes com uma taxa de execução muito superior à de 2013» salienta Afonso Lobato de Faria, Presidente do Conselho de Administração do Grupo AdP.

«Gostaria de relevar, igualmente, os bons resultados ao nível da redução do peso dos gastos operacionais face ao volume de negócios do universo empresarial do Grupo, fruto de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido com vista à eficiência e sustentabilidade.»

No âmbito da atividade de 2014, destaca-se o desenvolvimento e concretização das atividades relacionadas com a reorganização do Grupo, no âmbito da reestruturação do setor das águas publicamente apresentada pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia em outubro de 2014, assim como o desenvolvimento do processo de reprivatização da EGF, que culminou com a assinatura do contrato de compra e venda da EGF entre a AdP SGPS e o agrupamento SUMA, em novembro.

De relevar, igualmente, a conclusão dos trabalhos relativos à parceria pública para a exploração e gestão dos serviços de águas da Região do Noroeste, que culminaram com o início, já em abril de 2015, da atividade de exploração e gestão dos sistemas municipais pela Águas do Noroeste em oito municípios na região.

Quanto às operações do Grupo AdP nos mercados internacionais, 2014 fica marcado pela conclusão do projeto de assistência técnica ao Ministério de Energia e Águas de Angola, continuando em boa execução os demais projetos neste país e também na República Democrática do Congo e em Moçambique. De referir igualmente o início, em 2014, do contrato de assistência técnica à implementação do plano de saneamento de Díli, Timor Leste.

Lisboa, 19 de maio de 2015

Publicado a: 19 de Maio de 2015