Águas de Portugal poupa 1,4 milhões de euros em comunicações


A Águas de Portugal acaba de assinar um contrato de aquisição de serviços de comunicações, incluindo voz móvel, fixa e dados, com a empresa NOS por um prazo de dois anos que vai permitir poupar cerca de 1,4 milhões de euros.

A uniformização dos serviços de comunicações em todas as empresas do Grupo, além da redução de custos operacionais, eram os objetivos do concurso público internacional lançado no final de junho pela Águas de Portugal ao qual apresentaram propostas os principais operadores do mercado português.

O concurso caraterizou-se por uma elevada tensão concorrencial, com todos os concorrentes credenciados, tendo culminado com um leilão eletrónico que durou mais de 10 horas. Com cerca de 500 licitações em 160 rubricas, o valor-base inicial do leilão foi de 3.909.052,42 euros, tendo terminado com o valor de 2.485.862,66 euros, submetido pela empresa NOS, o que permitiu reduzir em cerca de 36% relativamente ao valor inicial.

Este contrato vai servir todas as empresas do Grupo Águas de Portugal, cuja especificidade de atividade requer um elevado nível de integração entre as redes fixa e móvel e a transmissão de dados, designadamente para gestão dos subsistemas, para apoio à operação e exploração das infraestruturas e para os serviços gerais de telecomunicações.

O contrato envolve, entre outras otimizações, a realização de chamadas a custo zero entre os colaboradores das diversas empresas do Grupo, abrangendo a rede móvel e a rede fixa.

O Grupo Águas de Portugal integra um conjunto de empresas que operam e exploram infraestruturas de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de tratamento e valorização de resíduos distribuídas ao longo de Portugal Continental, nomeadamente 179 Estações de Tratamento de Água (ETA), 967 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), mais de 2.200 Estações Elevatórias e uma extensão de redes de abastecimento e de saneamento de cerca de 20 mil quilómetros, entre outras.

Lisboa, 1 de dezembro de 2014

Publicado a: 01 de Dezembro de 2014