AdP apoia Timor Leste na implementação de sistemas de drenagem e saneamento

A AdP Timor Leste, empresa do Grupo Águas de Portugal, assinou na passada semana um contrato de assistência técnica com o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Timor Leste tendo em vista apoiar a implementação de sistemas de drenagem e saneamento em Díli.

O contrato, cuja entidade beneficiária é a Direção Nacional de Saneamento Básico de Timor Leste, inclui a revisão do Plano Geral de Saneamento de Díli e a elaboração dos projetos de engenharia dos Sistemas de Saneamento Básico de 5 Bairros de Díli e dos respetivos sistemas de drenagem.

Com a duração de 11 meses e um investimento associado de cerca de 1 milhão de dólares, a assistência técnica abrange ainda a elaboração do Estudo de Impacte Ambiental relativo ao Projeto de Drenagem de Díli bem como do Plano de Reassentamento das populações afetadas pelas obras de construção do sistema de drenagem.

“Este projeto vai beneficiar grandemente os habitantes de Díli, e as instituições em geral aqui localizadas, recorrentemente afetados pelas chuvadas intensas para as quais não existem ainda soluções eficientes de drenagem. A construção futura de um sistema de drenagem robusto vai permitir uma melhoria no dia-a-dia daquela população e para a própria economia do País. Para nós, Grupo Águas de Portugal, contribuir para essa melhoria é motivo de grande satisfação, assim como o termos sido a entidade escolhida para a sua implementação representa mais uma vez uma prova de confiança nas competências do Grupo AdP.”, salienta Cláudio de Jesus, Presidente da AdP Internacional.

O Grupo AdP está presente em Timor Leste desde 2000, tendo participado diretamente em alguns dos projetos de infraestruturação em água e saneamento mais relevantes de Timor Leste, donde se destacam a reabilitação e construção da captação de água e sistemas de distribuição de água na Ilha de Ataúro e em Baucau e Aileu e a elaboração dos Planos Diretores de Saneamento e Resíduos Sólidos de Timor Leste.

Publicado a: 24 de Julho de 2017