Centro de Educação Ambiental “ÁGUA A 360º” - Comunicado de Imprensa


O Grupo AdP – Águas de Portugal inaugura, no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), o Centro de Educação Ambiental “ÁGUA A 360º”, um espaço permanente dedicado à sensibilização para o valor da água onde se desenvolverão, em processo rotativo, várias atividades participativas de Educação Ambiental focadas nas suas diferentes dimensões. O evento conta a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Este centro educativo recorre à inovação tecnológica como veículo principal para promover uma aprendizagem lúdica, designadamente através de um espaço de realidade virtual 360º/3D onde se podem fazer visitas virtuais a uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). 

Os visitantes, que podem ser grupos escolares ou de cidadãos de várias classes etárias, nomeadamente população sénior, podem aceder a jogos interativos com temáticas relacionadas com a água e outros recursos ambientais e deixar o seu “testemunho artístico” em forma de texto, poema, pintura, desenho, artes plásticas. A sensibilização para o uso de energias alternativas é outras das vertentes deste espaço, onde se pode “pedalar” para produzir energia, visualizando o esforço necessário para a geração da energia consumida no espaço.  

No Centro de Educação Ambiental “Água a 360º” há também lugar para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) através da materialização de exposições ambientais temporárias de causas e motivações ambientais de parceiros sociais, designadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, ONGA e outras Associações do setor ambiental e da Economia Circular.



Publicado a: 05 de Junho de 2018