Grupo AdP reforça investimento em saneamento

19 de novembro, Dia Mundial do Saneamento

Até 2020, o Grupo AdP - Águas de Portugal vai dedicar 60% do seu investimento global em infraestruturas, estimado em cerca de 780 milhões de euros, à área do tratamento de águas residuais.

O Grupo AdP – Águas de Portugal prevê alocar, nos próximos cinco anos, 460 milhões de euros a investimento em infraestruturas de recolha, transporte e tratamento de águas residuais.

Desta forma, o maior grupo empresarial a operar na área do ambiente em Portugal pretende dar um contributo decisivo para o aumento dos níveis de atendimento às populações nas áreas da drenagem e do tratamento de águas residuais, cujo indicador, de acordo com os dados reportados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) se situa nos 82%, ainda abaixo do alcançado na vertente do abastecimento de água (95%).

Os investimentos a efetuar pelas empresas do Grupo AdP visam igualmente a obtenção de ganhos de eficiência nas infraestruturas em operação, nomeadamente ao nível dos processos de tratamento utilizados, da eficiência energética, e da capacidade de reutilização e reciclagem das águas residuais tratadas e configuram soluções distintas e adequadas a cada região ou área abrangida,  considerando fatores como a densidade populacional, flutuações sazonais, a orografia, condições de pluviosidade e a própria tipologia das águas residuais afluentes às instalações, bem como as características do meio recetor das águas residuais tratadas.

A intervenção do Grupo AdP na vertente do tratamento de águas residuais foi iniciada em 1995, na Costa do Estoril e, dois anos depois, na Ria de Aveiro, regiões consideradas de intervenção prioritária. O êxito destas primeiras experiências ditou o seu alargamento a outros municípios e a outras regiões do País, nomeadamente no interior.

Em duas décadas, o Grupo investiu mais de três mil milhões de euros em infraestruturas de recolha, transporte e tratamento de águas residuais um pouco por todo o país, assegurando hoje soluções integradas de tratamento de águas residuais, domésticas e industriais, a 186 municípios, correspondendo a cerca de 7,2 milhões de portugueses.

Estas soluções garantem que as águas residuais, depois de recolhidas, recebem o tratamento adequado para que a sua devolução aos cursos naturais ocorra em condições seguras para o ambiente e para a saúde pública e consequentemente contribua para a despoluição das bacias hidrográficas.

A destacar a evolução muito positiva registada na qualidade das águas balneares atestada nomeadamente pelo aumento do número de Bandeiras Azuis que, na época balnear de 2015, foram hasteadas em 299 praias (em 2004, havia 161 praias com Bandeira Azul). De igual modo, a reposição das águas residuais tratadas nas linhas de água contribui decisivamente para a manutenção e salvaguarda dos ecossistemas ribeirinhos, nomeadamente em zonas de forte estiagem.

Em 2014, o volume de águas residuais tratadas e repostas no meio hídrico pelas empresas do Grupo AdP foi de 551 milhões de m3, através de um conjunto de infraestruturas que integra 94.150 ramais de ligação, 7.577 quilómetros de coletores, 1.759 estações elevatórias, 953 Estações de Tratamento de Águas Residuais e 20 emissários submarinos.

Dia Mundial do Saneamento | World Toilet Day
19 de novembro foi adotado como Dia Mundial do Saneamento (World Toilet Day) em 2013 pela Organização das Nações Unidas como forma de alertar para a urgência de alargar o acesso ao saneamento a todas as pessoas. De acordo com a ONU, hoje ainda existem 2,4 mil milhões de pessoas que não usam instalações sanitárias apropriadas. Esta é, em conjunto com a falta de acesso a água potável e a ausência de boas práticas de higiene, uma das principais causas da desnutrição que é responsável por 45% da morte de crianças em todo o mundo.

Publicado a: 30 de Novembro de 2015