Concurso Água nas Profissões - fotos premiadas

Já são conhecidos os vencedores do concurso de fotografia “Água nas Profissões”, a iniciativa que foi lançada no passado Dia Mundial da Água (22 de março) com o objetivo de sensibilizar o público em geral para o valor da água enquanto recurso indispensável à vida e às atividades económicas e transversal a todas as profissões.

Foram recebidas 81 fotografias, num conjunto de 18 candidatos, que foram avaliadas pelo júri constituído pelo fotógrafo Augusto Brázio, David Alves em representação da ERSAR e Cátia Fernandes em representação do grupo de comunicação GCI.

Pedro Nunes de Sousa conquistou o primeiro lugar com a fotografia “Grandes e pequenos, captada na Praia da Trafaria, em Almada, retratando o contraste entre “três pescadores novos que chegam no seu pequeno barco, com o grande barco de turismo em segundo plano.” O autor foi também distinguido com uma menção honrosa para a fotografia “Todos Juntos”.

O 2º lugar foi atribuído à fotografia “Rios com vida da autoria de Inês Sarzedas que destacou que “Muitas são as pessoas, homens e mulheres, que se aventuram rio adentro, quando a maré está baixa, para a apanha da amêijoa, arriscando muitas vezes a sua própria vida. Pessoas economicamente carenciadas, que fazem desta tarefa arriscada e dura o sustento diário das suas famílias”.

Marnoto”, retratando a recolha de flor de sal, foi a fotografia escolhida para o 3º lugar, de Guilherme Limas que foi também distinguido com uma menção honrosa com a fotografia “Onda Perfeita”.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à fotografia “Nadador Salvador”, de Luís Miguel Ferraz.

Os prémios serão entregues no próximo dia 8 de outubro, no stand do Grupo Águas de Portugal no Greenfest.