Nova ETAR em Odemira


A AgdA-Águas Públicas do Alentejo vai investir cerca de 1,7 milhões de euros numa nova ETAR a construir em S. Teotónio, Odemira. A empreitada deverá estar concluída em 2019 e vem complementar os investimentos em saneamento já executados pela AgdA neste município. 

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S.A. adjudicou a empreitada de conceção-construção do sistema elevatório e da ETAR de S. Teotónio, concelho de Odemira, ao consórcio Domingos da Silva Teixeira/ DTE – Instalações Especiais S.A.

Com um investimento de € 1.734.098,00 e um prazo de execução de 695 dias, esta empreitada irá permitir tratar as águas residuais provenientes de toda a população de S. Teotónio (cerca de 2 100 habitantes), através de um sistema de lamas ativadas em vala de oxidação, e resolver assim um problema ambiental de descarga destes afluentes no meio hídrico sem tratamento adequado e, ainda, uma situação de contencioso comunitário por incumprimento da Diretiva de Aguas Residuais Urbanas.

Este investimento, financiado a 85% pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, vem complementar outro investimento efetuado anteriormente pela AgdA, no valor de €140.000,00 e financiado pelo POVT – Plano Operacional de Valorização do Território, que permitiu construir o sistema intercetor e desativar as duas fossas sépticas existentes. 

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S.A., empresa do Grupo Águas de Portugal, é a entidade gestora do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAAlentejo) e surge na sequência da celebração, em 2009, do Contrato de Parceria Pública entre o Estado Português e os municípios de Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Grândola, Mértola, Montemor-o-Novo, Moura, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira, onde assume a gestão de forma integrada, dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais.

A empresa iniciou atividade em 2010 e já realizou um total de 30 milhões de euros de investimento em saneamento, financiados pelo POVT, prevendo investir mais 61 milhões de euros até 2020, com financiamento POSEUR abrangendo uma população de 169.783 habitantes.


Publicado a: 25 de Outubro de 2017