Águas do Algarve inaugura ETAR da Companheira


A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Companheira, em Portimão, inaugurada com a presença do Ministro do Ambiente, vai permitir melhorar a qualidade da água na Ribeira de Boina e as condições ambientais do estuário do rio Arade.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Manuel Martins, inauguraram a ETAR da Companheira, em Portimão, uma das maiores infraestruturas do sistema de saneamento da Águas do Algarve.

Representando um investimento de cerca de 13,8 milhões de euros, cofinanciado por fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), a nova ETAR da Companheira vai permitir desativar a ETAR atual da Companheira, que está em funcionamento desde 1982 e se encontra bastante obsoleta, promovendo com eficiência o tratamento dos efluentes da zona e melhorando a qualidade da água na Ribeira de Boina e as condições ambientais do estuário do rio Arade.

Esta nova ETAR está dimensionada para tratar um caudal médio de cerca de 32.061 m3/dia e vai servir uma população de cerca de 140.000 habitantes-equivalentes dos municípios de Portimão, Silves e Monchique.

A nova ETAR da Companheira faz parte do subsistema de saneamento homónimo, no município de Portimão, que integra cerca de 53 km de intercetores/ emissários, incluindo cerca de 10 km de túnel intercetor e 24 estações elevatórias. Em fase de conclusão, encontram-se ainda neste município cerca de 20 km de Intercetores, bem como três estações elevatórias.

Este novo projeto integra a requalificação ambiental da área de intervenção, nomeadamente o enquadramento e recuperação paisagística dos cerca de 38 mil metros quadrados do terreno de implantação da ETAR, incluindo edifícios, equipamentos, arruamentos e áreas verdes.

A par da nova ETAR de Faro/Olhão, cuja construção está em curso, a nova ETAR da Companheira é um dos maiores investimentos em sistemas de saneamento em Portugal. Estas infraestruturas fazem parte do sistema multimunicipal de saneamento do Algarve que teve início em 2003 tendo como objetivo essencial garantir a saúde pública e a qualidade ambiental da região, designadamente a qualidade da água das praias, rios e lagoas do Algarve que são fator essencial para o bem-estar das populações e para o desenvolvimento económico e turístico da região.

A Águas do Algarve, empresa de capitais públicos detida pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. e pelos 16 municípios algarvios, é a entidade gestora dos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais do Algarve.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined







Publicado a: 04 de Abril de 2018