Grupo AdP aposta na mobilidade sustentável


Introdução de veículos elétricos na frota de serviço, instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos alimentados por energias renováveis e implementação de um projeto piloto de certificação energética de veículos em parceria com a ADENE são as principais medidas a implementar até 2020.

O Grupo AdP – Águas de Portugal vai implementar um conjunto de medidas que visa tornar até 2020 a sua frota de serviço mais sustentável.

Entre outras medidas, o Grupo, que é responsável pelo abastecimento de água e tratamento de águas residuais de 233 municípios, vai introduzir veículos elétricos na frota de serviço e instalar pontos de carregamento de veículos elétricos, sempre que possível alimentados por energias renováveis produzidas pelo próprio Grupo.

Estas ações enquadram-se na Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica e fazem parte do Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE) do Grupo AdP para o período 2017-2019, apresentado esta manhã, na sede do Grupo em Lisboa, tendo por principais objetivos reduzir os consumos energéticos, aumentar a produção própria de energia e melhorar as condições de aquisição de energia elétrica.

O Grupo celebrou também hoje com a ADENE um protocolo de colaboração para a certificação e capacitação para a eficiência energética do setor da água, que entre outras ações, prevê a aplicação piloto do modelo de certificação energética de frotas da ADENE – o Sistema de Etiquetagem Energética de Frota (SEEF) – a veículos da frota de serviço do Grupo. 

Numa primeira fase, o Grupo tem por objetivo a substituição de cerca de 100 viaturas da frota de serviço com motor térmico por viaturas elétricas, que permitirão reduzir as respetivas emissões de CO2 em 650 toneladas por ano.

Complementarmente, serão instalados 50 pontos de carregamento de veículos elétricos, cuja localização irá privilegiar instalações onde existe produção de energia a partir de fontes renováveis. Ainda no que diz respeito à alimentação dos pontos de carregamento, é objetivo do Grupo aproveitar a produção de energia solar fotovoltaica que é feita nas várias empresas, estando ainda prevista a possibilidade de alguns pontos de carregamento terem acesso público.


Publicado a: 31 de Maio de 2017