Empresas promovem ações de educação ambiental nas praias


Durante os meses de verão, são várias as ações de educação ambiental promovidas pelas empresas do Grupo AdP nas suas respetivas áreas de atuação. As iniciativas são especialmente dirigidas aos mais novos, aproveitando o início das férias em família, e abrangem praias localizadas em zonas costeiras e também praias fluviais em municípios do interior.

A EPAL, enquanto gestora do Sistema Municipal de Abastecimento e de Saneamento da Águas do Vale do Tejo, fará uma campanha de sensibilização ambiental em 6 praias fluviais da sua área de concessão, todas elas galardoadas com a Bandeira Azul: Praia Fluvial de Valhelhas (Guarda) – 28 de julho; Praia Fluvial de Loriga (Seia) – 29 de julho, Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital) – 30 de julho; Praia Fluvial do Bostelim (Vila de Rei) – 4 de agosto; Praia Fluvial do Carvoeiro (Mação) – 5 de agosto e Praia Fluvial de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz) – 6 de agosto. Cada praia terá duas sessões, uma às 10h30m e outra às 15h30m.

A recolha, transporte e tratamento das águas residuais urbanas e o impacto que este serviço tem na melhoria da qualidade da água e dos meios recetores, assim como o contributo para a melhoria da água das praias fluviais e os benefícios para a sustentabilidade ambiental, são algumas das atividades que a EPAL pretende dar a conhecer ao público mais jovem.

A Águas do Tejo Atlântico, responsável pelo tratamento das águas residuais na região da Grande Lisboa e Oeste, está também desde o início de julho a percorrer várias praias da sua área de atuação. 

Com o lema “Eu amo o mar”, a maioria das ações realiza-se da parte da manhã e assenta na dinamização de jogos na areia, conciliando dinâmicas lúdicas com a aprendizagem de temas como a importância do tratamento das águas residuais para a preservação e valorização dos cursos naturais através da melhoria da qualidade dos meios recetores, tendo o mar como grande protagonista.

No dia 31 de julho, a Simarsul dinamiza também ações de educação ambiental em Sesimbra, na Praia do Ouro (período da manha) e na praia do Meco (período da tarde).  


undefined

Publicado a: 26 de Julho de 2017