Portas abertas na Águas do Norte


Para assinalar o Dia Mundial da Água, a Águas do Norte promoveu visitas guiadas a infraestruturas. 

Dia 22 de Março –  Estação de Tratamento de Água (ETA) de Areias de Vilar, Barcelos
A ETA de Areias de Vilar faz parte do Subsistema do Cávado que tem como origem de água o rio Cávado e abrange os municípios de Barcelos, Esposende, Maia (norte), Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão. A ETA de Areias de Vilar tem uma capacidade de produção diária de 165 000 m3/ dia e é constituído por cerca de 8 km de condutas adutoras.

Dia 22 de Março - Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Rabada, Santo Tirso
A ETAR de Rabada está inserida na Frente de Drenagem 6 que compreende um subsistema de drenagem e tratamento de águas residuais, desenvolvido ao longo do Rio Ave, a jusante da confluência do Rio Vizela com o Rio Ave. 
O subsistema de Rabada serve grande parte das freguesias de Santo Tirso a algumas freguesias dos concelhos de Guimarães e Vila Nova de Famalicão. O subsistema foi dimensionado para atender um equivalente população de 167 776 habitantes no horizonte de projeto, tratar cerca de 24 881 m3/ dia e é constituído por 37 km de sistema de drenagem e pela ETAR de Rabada. 

Dia 22 de Março – Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Água Longa, Santo Tirso
A ETAR de Água Longa está inserida na Frente de Drenagem 7 que compreende dois subsistemas de drenagem (Coronados e Água Longa) e tratamento de águas residuais, desenvolvidos ao longo do Rio Leça, na freguesia de Água Longa. O subsistema de Coronados compreende dois pequenos intercetores (1,6 km) que conduzem os efluentes da Trofa ao Intercetor da Ribeira de Leandro, pertencente ao município da Maia, e cujo destino final é a ETAR de Parada, localizada no mesmo município.
O subsistema de Água Longa serve as freguesias de Agrela, Água Longa, Carreira, Guimarei, Lamelas, Monte Córdova, Refojos de Riba de Ave e Reguenga do concelho de Santo Tirso. Este subsistema foi dimensionado para atender um equivalente população de 22 244 habitantes, tratar cerca de 3.388 m3/ dia no horizonte de projeto e é constituído por 11 km de sistema de drenagem e pela ETAR de Água Longa. 


Publicado a: 22 de Março de 2018