EPAL lança conjunto de iniciativas para o Dia Mundial da Água


Para assinalar o Dia Mundial da Água a EPAL promove um conjunto de iniciativas que visa proporcionar momentos lúdicos e divertidos, enquanto promove o uso eficiente da água e a sua poupança junto da comunidade. Celebrar a água e promover o seu uso eficiente são o mote das celebrações.

O dia começou com uma entrevista em direto ao Presidente da EPAL no programa da manhã da Rádio Renascença. José Manuel Sardinha falou sobre as comemorações do Dia Mundial da Água, o consumo sustentável e os 150 anos da EPAL, que se comemoram no próximo dia 2 de abril. Oiça a entrevista aqui.

Ocorreu também um direto a partir da KidZania, onde Celeste Anselmo, responsável pela Educação Ambiental falou sobre a aposta da empresa na área da Educação Ambiental, apresentando o importante projeto do Laboratório da Água na KidZania e outras iniciativas e ações em curso, dirigidas à comunidade.

Também a rúbrica “Trocado por miúdos” abordou o tema do dia: a água. Aqui as crianças foram questionadas sobre o que já fizeram para poupar água e ouviram-se respostas inusitadas mas verdadeiras.

Ao longo do dia, mensagens sobre boas práticas a implementar na gestão diária do recurso água serão divulgadas na Rádio Renascença, na RFM e na Mega Hits. 

No âmbito dos “Caminhos da Água”, uma das iniciativas propostas pela EPAL para assinalar as comemorações dos 150 anos, realiza-se hoje o primeiro de cinco peddy papers, subordinado ao tema “A palmilhar o Subterrâneo”. Os restantes decorrem ao longo de 2018, com as seguintes datas: 22 abril, Os Mistérios do Aqueduto; 22 maio, “O Percurso Secreto”; 5 junho, “À Descoberta da Arca d'Água” e 1 outubro, “Do Vapor ao Museu”. Os participantes terão de ultrapassar vários desafios, incluindo responder a questões associadas à importância da água, à educação e responsabilidade ambiental, ao uso eficiente da água, bem como sobre todo o património cultural da EPAL e sua história. 

Para participar nos peddy papers é apenas necessário formar uma equipa de 2 a 4 elementos e ter um smartphone com acesso à internet e GPS, pois todas as indicações e desafios serão fornecidos através de uma aplicação mobile que funciona por georreferenciação.

“Trocamos água por um sorriso” é o mote para uma ação de rua que neste dia vai estar na Av. da Liberdade e ruas envolventes. Lisboa voltou a ter os famosos aguadeiros que, em troca de um sorriso, oferecem à população um copo da melhor água que temos - a água da torneira. 

Realizou-se uma ação de sensibilização para o uso eficiente da água para cerca de uma centena de alunos da escola EB 1 n.º 1 de Lisboa, em parceria com a Policia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do Programa Escola Segura (EPES).

Nas iniciativas para o dia entrou ainda o Aqua Challenge, um jogo online que pretende consciencializar todos os cidadãos, em particular os mais jovens, para a importância da poupança da água. O Aqua Challenge vai ser lançado no site www.aquaexperience.pt, com uma grande e saudável competição online para descobrir a escola com o maior Aqua QI.

Todas as atividades foram pensadas no sentido de envolver a comunidade na defesa e uso eficiente da água, ao mesmo tempo, que comemoram os 150 anos da EPAL.

undefined

undefined

undefined

Publicado a: 22 de Março de 2018