Inauguração do sistema intercetor de Alcácer do Sal


A AgdA – Águas Públicas do Alentejo inaugurou, dia 14 de julho, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, o sistema intercetor de Alcácer do Sal.

O novo sistema intercetor, em conjunto com as demais infraestruturas já em operação, vai permitir o tratamento adequado de todos os efluentes produzidos pela população e contribuir para a melhoria da qualidade da água do rio Sado.

A infraestrutura integra três estações elevatórias e 5.4 km de coletores e transportará as águas residuais da parte sul da cidade até à nova ETAR situada a norte, no Pinhal do Concelho, e que tinha sido inaugurada em abril passado.

O investimento realizado em Alcácer do Sal pela AgdA ascende a 4,2 milhões de euros, dos quais 1,8 milhões de euros respeitantes ao sistema intercetor e 2,4 milhões de euros para a ETAR.

Ambos os projetos foram cofinanciados pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN, a uma taxa média de cofinanciamento de 56%.

De referir que a construção do sistema intercetor foi integrada na reabilitação da zona ribeirinha de Alcácer do Sal, e que em parceria, a AgdA e o Município de Alcácer do Sal, possibilitaram a aproximação da população ao rio Sado, grande símbolo do concelho.

Desde o início da sua atividade, em julho de 2010, a AgdA tem dado particular ênfase aos investimentos em matéria de saneamento de águas residuais, na sua área de abrangência e em particular no Litoral. O investimento realizado ascende a cerca de 28.5 milhões de euros, com financiamento do POVT – Plano Operacional de Valorização do Território, e permitiu também à empresa adequar o tratamento de águas residuais em 18 ETAR que se encontravam em contencioso comunitário por incumprimento da Diretiva Aguas Residuais Urbanas.

A par com os investimentos realizados em saneamento, a AgdA realizou ainda 41,5 milhões de euros de investimento em abastecimento de água, designadamente no reforço do abastecimento a Alcácer do Sal, cujo investimento ascendeu a 1 milhão de euros.

Nos próximos cinco anos (2016-2020) a AgdA tem previsto investir cerca de 108 milhões de euros em vários municípios, dos quais 72,8 milhões de euros respeitam a construção e reabilitação de infraestruturas dedicadas ao abastecimento de água e 34,8 milhões de euros ao saneamento de águas residuais.


Publicado a: 14 de Julho de 2016