Sessão Técnica sobre Segurança de Barragens


Organizada pela AdP - Águas de Portugal em parceria com o IST - Instituto Superior Técnico, realiza-se a 12 de abril, pelas 10h00, na sede do Grupo AdP, em Lisboa, uma sessão técnica sobre “Segurança de Barragens”. 

Bob Wright, especialista na área do projeto e avaliação da segurança de barragens, é o convidado especial desta sessão que integra também intervenções da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, a autoridade de segurança de barragens em Portugal, e do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

O acidente de 7 de fevereiro de 2017 do descarregador de Oroville, na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), será o fio condutor da palestra de Bob Wright, que irá focar causas e lições aprendidas. Serão ainda apresentados exemplos de perigos típicos que ameaçam as infraestruturas do State Water Project (SWP), o maior sistema de armazenamento de água da Califórnia que é gerido pelo Department of Water Resources (DWR) e outras barragens nos EUA.

Com mais de 45 anos de experiência de trabalho no U.S. Geological Survey (USGS) como consultor independente na área da engenharia geotécnica, sobretudo na Califórnia e Hong Kong, ao longo da sua carreira esteve envolvido em mais de 250 projetos de barragens, incluindo muitos para a Pacific Gas and Electric Company e para o DWR, entidade para a qual tem sido consultor nos últimos 20 anos. Atualmente é membro de várias comissões de segurança e de inspeção de barragens, sendo de destacar a comissão de 2014 do aproveitamento de Oroville-Thermalito, na Califórnia.

A entrada nesta sessão técnica é livre, mas sujeita a inscrição prévia através do seguinte endereço eletrónico mktconfirmacoes@adp.pt, indicando o nome, instituição, contacto telefónico e endereço eletrónico. 

Conheça o programa aqui.

Publicado a: 04 de Abril de 2018