Águas do Tejo Atlântico lança concurso de inovação


A Águas do Tejo Atlântico vai premiar projetos que contribuam para inovar e melhorar a eficiência dos processos de tratamento das águas residuais.

“Desafio à Inovação” é o nome do concurso, que foi apresentado esta terça-feira num evento dedicado à inovação no setor da água, que reuniu na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa, mais de 260 participantes, entre entidades gestoras, universidades, empresas, centros tecnológicos e associações do setor da água.

Com este concurso, a empresa responsável pelo tratamento das águas residuais de 23 municípios da Grande Lisboa e Oeste tem como objetivo dinamizar e consolidar uma cultura de inovação e de cooperação entre o setor empresarial e a comunidade científica para dar resposta aos principais desafios do setor.

Os projetos devem ser apresentados a concurso até 31 de maio de 2018 numa de três áreas consideradas prioritárias: 

Desafio 1 – Recuperação/Reutilização/Valorização de cloreto férrico e/ou fósforo a partir de lamas primárias físico-químicas.
Desafio 2 - Sistemas de desinfeção “low-cost” de águas residuais tratadas, alternativos aos sistemas convencionais (UV, compostos halogenados e ozono).
Desafio 3 – Sistemas de desidratação e/ou secagem de lamas sustentáveis em Fábricas de Água.

O projeto vencedor dentro de cada um destes temas receberá um prémio “Inovação Tejo Atlântico” no valor de € 2.500,00, que poderá ser majorado mediante os benefícios que a sua aplicação possa trazer à atividade da empresa. 

Regulamento disponível aqui


Publicado a: 16 de Novembro de 2017