Iniciativa Desporto Escolar Sustentável lançada em Viseu


A Águas de Portugal apoiou os Campeonatos Nacionais de Juvenis de Desporto Escolar, que decorreram de 17 a 20 de maio em Viseu, através de uma parceria com a Associação Zero, distribuindo cantis junto dos participantes e promovendo o consumo de água da torneira através da iniciativa “Desporto Escolar Sustentável”.

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis, no âmbito do desporto escolar, foram os primeiros a serem sujeitos a uma avaliação da pegada ambiental. 

Segundo a Associação Zero, esta avaliação decorre de uma colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) e previu, entre várias medidas, que nos campeonatos fossem utilizados veículos elétricos e cantis em vez de garrafas de água. 

A distribuição de cantis, além de promover o consumo de água da torneira, pretendeu apelar ao uso de recipientes reutilizáveis, evitando a produção e rejeição de centenas de quilos de plásticos.

Esta iniciativa que envolve diretamente mais de três mil atletas no âmbito do desporto escolar, visou transmitir “atitudes e comportamentos ambientalmente sustentáveis”, que “possam vir a ser replicadas no dia-a-dia em iniciativas individuais ou coletivas, por parte de todos”. 

Em 2019, após a avaliação dos dados relativos de consumos e práticas existentes (alimentação, água, energia, transportes, resíduos), a organização pretende que mais medidas sejam implementadas, nomeadamente a produção biológica, diminuição do uso do plástico, não recurso ao descartável, uso de vidro retornável e a escolha do próximo local de realização dos campeonatos em função da disponibilidade de transportes coletivos. 

undefined

undefined

undefined

undefined

Publicado a: 22 de Maio de 2018