Wattimizer finalista dos Green Project Awards


Os vencedores serão conhecidos a 23 de janeiro, no Porto.

O Wattimizer, solução desenvolvida pela AdP para melhorar a gestão de energia das empresas, é finalista dos Green Project Awards na categoria Information Technology.

A solução agiliza a execução de um conjunto de atividades relacionadas com a gestão da energia, nomeadamente validação automática de faturas de eletricidade, consulta de dados de energia, reporting e alarmística.

Desta forma, o Wattimizer, a ser utilizado no Grupo desde 2016, contribui para um controlo e análise de consumos de energia mais simples e rápido; para a identificação dos potenciais de otimização de eficiência energética das infraestruturas e otimização dos processos de validação de faturas e compra de energia.

“O facto de se ter acesso a informação em tempo real e de forma simples, rápida e eficaz e também o facto de se ter alarmes em tempo real e comunicados por email e SMS, permitem à organização a identificação imediata de oportunidades, problemas e ações de racionalização de energia, contribuindo desta forma para o aumento da eficiência energética”, explica Pedro Póvoa, Diretor de Inovação e I&D do Grupo AdP, área responsável pelo desenvolvimento da solução.

O Grupo AdP gere cerca de 1180 infraestruturas que dispõem de dados de energia com telemetria de 15 em 15 minutos, surgindo a necessidade de os processar e transformar de forma automática em informação útil para a empresa, visando a otimização e controlo dos custos associados à compra de energia.

Estima-se, com a utilização desta solução, um aumento de eficiência energética de 0,5%, com uma redução dos custos de energia estimada em 350.000 euros por ano.

Paralelamente o Wattimizer poderá ser integrado, ou utilizado, como a plataforma de suporte à certificação energética das empresas.

A solução desenvolvida é transversal para todos os serviços e indústria, sendo também adaptável a contextos mais micro, como por exemplo pisos e máquinas individualizadas.

Os Green Project Awards pretendem distinguir as entidades nacionais que se destacam pelo seu contributo para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal e debater a sustentabilidade das cidades do novo paradigma económico.

Conheça os finalistas em http://gpa.pt/candidaturas/finalistas-2/


Publicado a: 23 de Dezembro de 2016