AdP integra consórcio que vai apoiar Cabo Verde na gestão de resíduos


O grupo Águas de Portugal, através da Águas de Portugal Internacional, participa no consórcio português que vai apoiar Cabo Verde na elaboração da estratégia e plano para a gestão dos resíduos (Roadmap).

O projeto, apresentado na Cidade da Praia no passado dia 25 de fevereiro, integra as componentes de diagnóstico, com o mapeamento de tecnologias, locais de deposição e métodos de recolha; de definição do quadro legislativo e de formação e capacitação dos recursos humanos.

Numa segunda fase, e com base nos resultados do Roadmap, será dado início a um projeto ligado às tecnologias de gestão de resíduos, que servirá para reforçar a formação e o acompanhamento e desenvolvimento de projetos tecnológicos.

Com este projeto, Cabo Verde tem por objetivo dar resposta à forte concentração dos seus mais de 520 mil habitantes habitantes nos centros urbanos com impacto ao nível da produção de mais de 220 toneladas diárias de resíduos sólidos. A gestão adequada dos resíduos é um fator crítico para dar cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) naquele País.

Para além da AdP Internacional, integram o consórcio das entidades executantes do projeto a Ecovisão e a organização não governamental TESE - Associação para o Desenvolvimento, que colaboram com as entidades cabo-verdianas Agência Nacional das Águas e Saneamento, Direção Nacional do Ambiente e Ecovisão Cabo Verde.


Publicado a: 26 de Fevereiro de 2015