Novo modelo organizacional do Grupo Águas de Portugal avança


Já estão em atividade plena as três novas empresas regionais de abastecimento de água e saneamento de águas residuais criadas no âmbito do processo de reorganização do Grupo Águas de Portugal e que têm por objetivo prosseguir uma maior eficiência na gestão operacional dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento e obter benefícios ao nível da equidade territorial e da coesão social.

Realizaram-se a 30 de junho, tal como previsto nos respetivos decretos-lei publicados a 29 de maio passado, as primeiras assembleias gerais das três novas empresas regionais responsáveis pela gestão dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, do Centro Litoral de Portugal e de Lisboa e Vale do Tejo.

Com o início da atividade destas empresas, o Grupo Águas de Portugal (Grupo AdP) finaliza a reorganização territorial das suas operações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, agregando 19 empresas em 5 entidades gestoras à qual se junta a EPAL, designadamente: Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas de Lisboa e Vale do Tejo, cujo sistema será operado pela EPAL, Águas Públicas do Alentejo e Águas do Algarve.

Nas assembleias gerais ontem realizadas foram eleitos os órgãos sociais das empresas Águas do Norte, Águas do Centro Litoral e Águas de Lisboa e Vale do Tejo para o triénio 2015-2017, tendo sido também aprovadas as orientações e objetivos para a respetiva atividade. Foram também ontem eleitos os órgãos sociais da EPAL para o próximo triénio, sendo esta a empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade de Lisboa e pelo fornecimento de água a um conjunto de municípios da área metropolitana de Lisboa e à qual foi delegada a missão de gerir o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de Lisboa e Vale do Tejo.

Decorreu ontem igualmente a eleição dos órgãos sociais da AdP Serviços, a empresa de serviços partilhados que desenvolve atividades de suporte às demais empresas do Grupo Águas de Portugal, nomeadamente nas áreas de compras, engenharia, marketing, recursos humanos, contabilidade, serviços jurídicos e sistemas de informação.

Os órgãos sociais da Águas Públicas do Alentejo tinham sido nomeados em março de 2014, enquanto para a Águas do Algarve está agendada uma assembleia geral de acionistas para o próximo dia 7 de julho.

Já no corrente mês de junho tinham sido eleitos os órgãos sociais da holding AdP SGPS, mantendo-se como Presidente do Conselho de Administração Afonso Lobato de Faria.

Tanto a EPAL como a AdP Serviços são detidas a 100% pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. (AdP SGPS). Quanto às empresas gestoras dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento, a AdP SGPS detém a maior do capital social, sendo o restante detido pelos municípios abrangidos pelos respetivos sistemas.

A reorganização das operações do Grupo Águas de Portugal está integrada na reestruturação do setor das águas preconizada pelo programa do XIX Governo constitucional e visa promover a obtenção de economias de escala que garantam sustentabilidade económica, social e ambiental dos serviços e assegurar maior equidade territorial e coesão social, diminuindo a disparidade tarifária resultante das especificidades dos diferentes sistemas e regiões do país.

Faça download da versão integral do comunicado em word aqui


Publicado a: 01 de Julho de 2015