Águas de Portugal ganha 2 projetos financiados pelo Banco Mundial para apoiar o desenvolvimento do setor das águas em Angola

O Grupo AdP – Águas de Portugal deu início a duas novas operações em Angola, consistindo na assistência técnica ao funcionamento das empresas de água e saneamento das províncias do Huambo e do Uíge.

As intervenções terão a duração de três anos e são financiadas pelo Banco Mundial, ao abrigo Programa de Desenvolvimento Institucional do Sector das Águas (PDISA), totalizando 9,7 milhões de USD (aprox. EUR 8,5 milhões).

O trabalho das equipas do Grupo AdP incidirá principalmente nas áreas de operação, manutenção e de engenharia de processos e, em conjunto com os técnicos das empresas locais responsáveis pela gestão e exploração dos sistemas de água, visa contribuir para a consolidação de processos e rotinas, nomeadamente nas áreas de operação e manutenção dos sistemas, gestão comercial, nomeadamente faturação e cobrança, bem como na organização geral e gestão das empresas do Huambo e do Uíge.

A colaboração do Grupo AdP com Angola vem desde 1995, fundamentalmente no domínio da prestação de serviços e da assistência técnica. Entre os diversos projetos desenvolvidos, destacam-se nomeadamente a assistência técnica à Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento, o apoio Institucional ao estabelecimento do serviço de abastecimento e saneamento de águas na província do Sumbe e o projeto para a criação e constituição da empresa de abastecimento de água e saneamento da província do Cunene.

Os contratos de assistência técnica para a operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água nas províncias do Huambo e Uíge em Angola, agora iniciados pela Águas de Portugal, integram-se na estratégia do Governo de Angola para o setor, tendo por objetivo o incremento da qualidade do serviço de abastecimento de água e de melhoria do bem-estar social das populações.

Publicado a: 03 de Novembro de 2015