Assembleia-Geral de acionistas aprova contas de 2015

A Assembleia-Geral de acionistas da AdP – Águas de Portugal, SGPS, SA, hoje reunida, deliberou aprovar o relatório de gestão e as demonstrações financeiras consolidadas do exercício de 2015.

O exercício económico-financeiro de 2015 apresenta resultados consistentes com a evolução histórica e reflete os impactos da reorganização do Grupo AdP, nomeadamente no que respeita à agregação dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento e à alienação do negócio dos resíduos.

O resultado líquido de 2015 cifrou-se em 166 milhões de euros, impactado pela alienação do negócio de resíduos e por outros fatores que influenciaram o desempenho operacional, designadamente a revisão dos pressupostos inerentes à operação dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento agregados cuja operação se iniciou no segundo semestre de 2015.

São de destacar, nomeadamente, os impactos ao nível do EBITDA, que apresenta uma diminuição de 41,8 milhões de euros face a 2014 em resultado da diminuição da faturação do Grupo motivada, em grande parte, pela redução geral das tarifas praticadas à maioria dos municípios clientes das novas empresas agregadas.

Em contrapartida, destacam-se a redução do endividamento líquido do Grupo AdP em 206 milhões de euros, face a 2014, valor para o qual contribuiu o montante recebido pela alienação da holding dos resíduos EGF, e a recuperação de dívida de clientes municipais, que atingia 384,3 milhões de euros no final de 2015 quando em dezembro de 2014 este valor era 423,6 milhões de euros.

De realçar igualmente a redução do peso da componente de financiamento de curto prazo para apenas 14,5% do endividamento bruto do grupo, o qual se situava em 2,4 mil milhões de euros no final de 2015.

Publicado a: 30 de Maio de 2016