LIFE SWSS - Smart Water Supply Systems

A diminuição de 15% no consumo de energia e na emissão de CO2 associados à produção de água para abastecimento público é o objetivo do projeto SWSS - Smart Water Supply Systems no qual o Grupo AdP – Águas de Portugal participa no âmbito do programa comunitário LIFE.

Nos próximos três anos, o Grupo AdP – Águas de Portugal vai participar num projeto, financiado no âmbito do programa comunitário LIFE, com vista ao desenvolvimento de sistemas inteligentes – Smart Systems – que permitam uma gestão mais eficiente dos consumos energéticos e hídricos associados aos processos de tratamento e transporte de água para consumo.

Em concreto, com os projetos piloto a implementar em sistemas geridos por empresas do Grupo AdP - a Águas de Lisboa e Vale do Tejo, com dois casos de estudo, e a Águas do Algarve – é estimada uma redução de 15% no consumo de energia e na respetiva emissão de dióxido de carbono (CO2) e uma redução nas perdas médias de água que pode chegar aos 2,6%.

Com um orçamento de cerca de 1,4 milhões de euros, o projeto SWSS - Smart Water Supply Systems tem como parceiros o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade (Coordenador), Instituto Superior Técnico e a empresa Hidromod.

No projeto, em execução até agosto de 2018, será também avaliada a implementação de algumas boas práticas na vertente do aproveitamento energético dos próprios processos de transporte de água para consumo, nomeadamente a bombagem inversa aproveitando os excedentes de energia em sistemas gravíticos e uma maior utilização da bombagem durante a noite (altura em que as tarifas de energia são mais baixas).

Para saber mais informação sobre o projeto SWSS clique aqui

undefined