A ETA de Tavira da Águas do Algarve e a estação elevatória 5 da Malhada da Águas da Região de Aveiro foram as vencedoras da edição de 2016 do Prémio 0% Energia.

O “Prémio 0% Energia – utilização eficiente da energia na gestão da nossa água” é um concurso dirigido às empresas do Grupo AdP tendo em vista o reconhecimento de iniciativas e boas práticas que visem a melhoria da eficiência energética das infraestruturas do Grupo, num espírito de competição saudável entre empresas.
Na sua 2ª edição, cuja comunicação de resultados realizou-se no passado dia 27 de outubro integrada do programa das Jornadas de Engenharia do Grupo AdP, foram distinguidas infraestruturas da Águas do Algarve e da Águas da Região de Aveiro.

Na categoria do abastecimento de água, a infraestrutura vencedora foi a ETA de Tavira no âmbito da construção da central fotovoltaica. A central foi construída em 2015 e tem uma potência instalada de 431,2 kW, operando em regime de autoconsumo. Com esta infraestrutura, cujo investimento foi comparticipado a 65% pelo PO Algarve 21, a Águas do Algarve alcança uma poupança de 27% no consumo total de energia elétrica daquela ETA, o equivalente a 156 TEP/ano e 341  toneladas de CO2/ano, com um payback de 2,9 anos.

Na categoria do saneamento de águas residuais, a Águas da Região de Aveiro viu ser distinguida uma recente iniciativa de remodelação da Estação Elevatória 5 da Malhada – São Salvador. As medidas implementadas no contexto da remodelação da instalação incluíram a substituição de grupo elevatório, instalação de variadores de velocidade, substituição de quadro elétrico e melhoria do controlo e monitorização, permitindo uma poupança no consumo de energia elétrica superior a 91 000 kWh/ano, o equivalente a 20 TEP/ano e 43  ton CO2/ano, com um payback de 3,7 anos.

undefinedundefined