Prémios e Reconhecimentos

Durante o ano de 2015, foram várias as distinções e reconhecimentos atribuídos às empresas do Grupo AdP, quer no âmbito dos serviços prestados, quer no contexto de projetos de investigação e desenvolvimento, de comunicação e educação ambiental e de responsabilidade empresarial.


Portugal’s Most Attractive Employers
O Grupo AdP está entre as empresas portuguesas consideradas mais atrativas para trabalhar de acordo com uma seleção feita por estudantes universitários. Num ranking de 140 empresas, a AdP surge em 3º lugar no setor das utilities, ocupando nundefineda lista geral o 32º lugar.
O Portugal’s Most Attractive Employers é uma iniciativa na Universum com o apoio da Universidade Católica e resulta de um inquérito realizado junto de cerca de 6000 estudantes universitários das áreas da engenharia e tecnologias de informação de 26 universidades.



WEX Glundefinedobal Awards 2015
Envolvendo várias empresas do Grupo AdP, o projeto de inovação Neural AD (Neural Networks + Anaerobic Digestion) foi vencedor do prémio internacional WEX Global Awards 2015 na categoria “Água e Energia”. Trata-se de um projeto de redes neuronais artificiais aplicadas à otimização da digestão anaeróbia das lamas geradas nas ETAR, que permite melhor predizer o comportamento deste processo em diferentes condições operacionais e desta forma maximizar o potencial de valorização energética do biogás das ETAR do Grupo.

undefinedMelhor Empresa para Trabalhar
Pelo 4º ano consecutivo, a AdRA – Águas da Região de Aveiro foi eleita uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal de acordo com o estudo realizado pela Accenture para a revista Exame que tem por objetivo reconhecer e contribuir para a divulgação de boas práticas de gestão de recursos humanos.



undefinedGreen Project Awards
A EPAL voltou a ser uma das grandes vencedoras da 7ª edição dos Green Project Awards (GPA) Portugal. O prémio, atribuído na categoria “Produtos e Serviços”, distinguiu o WATERBEEP, o novo serviço da EPAL que permite aos seus clientes acompanhar a evolução dos consumos de água.
Ainda no âmbito da edição de 2015 dos GPA, destaca-se o a menção honrosa atribuída à campanha "Leve a água da torneira consigo. Leve no preço. Leve no ambiente", promovida também pela EPAL, e o facto do projeto SimT_90, levado a cabo pela Águas Lisboa e Vale do Tejo, ser finalista na categoria “Information Technology”. Este projeto consistiu no desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão operacional para sistemas de águas residuais urbanas e gestão integrada de meios recetores.

Tubo de Ouro APDA

O projeto "Pegada Ecológica" que envolveu a recuperação e conservação da Lagoa Pequena, junto à Lagoa da Albufeira, em Sesimbra, valeu à Águas de Lisboa e Vale do Tejo um galardão Tubos de Ouro, como melhor ação de responsabilidade social, no âmbito do ENEG 2015, organizado pela APDA –Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

Prémio Inovação NOS
A EPAL ficou entre os dez finalistas do Prémio Inovação NOS com dois projetos desenvolvidos pela empresa: o WONE, uma solução para entidades gestoras na vertente da redução de perdas na rede de distribuição, e o WATERBEEP, uma solução que permite aos clientes monitorizar e fazer uma melhor gestão dos seus consumos de água.

Grande Prémio APCE
O projeto de requalificação da Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos e Exposição Permanente do Museu da Água da EPAL foi vencedor do Grande Prémio Excelência em Comunicação da APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, na categoria “Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial”.
No âmbito desta iniciativa, que visa distinguir a excelência em projetos de comunicação empresarial, receberam ainda distinção de mérito a publicação “Barbadinhos do Vapor ao Museu”, o sítio na internet da EPAL (www.epal.pt), as campanhas “Foca BEEP, sabes poupar água?” e “Leve a água da torneira consigo. Leve no preço. Leve no ambiente” e a iniciativa “Congresso IWA movido a água da torneira”, esta última na categoria especial “Surpreenda-nos”.

undefinediF Design Award
A garrafa "Fill Forever" da EPAL foi distinguida com o iF Design Award, um dos prémios maior prestígio a nível mundial, sendo reconhecido internacionalmente há mais de 60 anos como um símbolo da excelência em design. A "Fill Forever" é uma garrafa de água reutilizável, ecológica e ultra leve, com a qual a EPAL pretende promover a qualidade da água da torneira.

Prémio APOM
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distinguiu a EPAL com o Prémio “Instituição” pelo trabalho desenvolvido no âmbito da preservação e valorização do seu património museológico, do qual fazem parte obras de arquitetura e engenharia de grande relevância como o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.

Prémios 0% Energia
A par dos reconhecimentos atribuídos por entidades externas, o Grupo AdP criou em 2015 o Prémio “AdP 0% Energia – utilização eficiente da energia na gestão da nossa água”, com o objetivo de distinguir iniciativas que visem a melhoria da eficiência energética das infraestruturas do Grupo.
Num espírito de competição saudável entre empresas, o Prémio visa também a divulgação de um conjunto de boas práticas existentes nas diversas empresas e que conduzem a uma melhor utilização do recurso energia no Grupo, na procura do balanço energético “zero”.
Na primeira edição em 2015, foram vencedoras a Estação Elevatória da ETA de Lever (Águas do Norte) no âmbito da beneficiação dos grupos elevatórios afetos ao abastecimento de água e a ETAR de Ílhavo, (Águas do Centro Litoral) no âmbito das medidas implementadas ao nível do funcionamento da linha de lamas de ETAR e da alteração do modo de funcionamento de bombas, parafuso transportador e agitação do digestor.