INMOVAGUA

O projeto INMOVAGUA - Movidos pela água, movidos pela inovação, visa apoiar a participação da AdP Serviços em candidaturas ao programa de financiamento Horizonte 2020.

Sendo o Horizonte 2020 o maior programa de investigação e inovação da União Europeia, integrando áreas estratégicas tão importantes para o setor da água como a excelência científica, a liderança industrial e os desafios societais é incontornável a sua relevância para a atividade de inovação da AdP VALOR. De facto, de acordo com o Relatório de Riscos Globais 2019, do Fórum Económico Mundial, alguns dos principais riscos globais que afetam o planeta são riscos ambientais e estão relacionados com água. Isto, a par com a necessidade de fazer evoluir o setor para um contexto mais digital, contribui para uma mudança de paradigma assente na procura de soluções inovadoras que deem resposta aos crescentes desafios que o setor enfrenta.

O presente projeto pretende dar um contributo para responder a estes desafios, apoiando a elaboração de 5 candidaturas ao Horizonte 2020 para projetos que integram as seguintes áreas:
- Promover a digitalização do setor da água, contribuindo para o aumento da eficiência do uso do recurso e a partilha e democratização da informação e a quebra de silos dentro das organizações e entre stakeholders.
- Desenvolver arquiteturas para uma gestão consciente da água.
- Potenciar a economia circular através da água.
- Identificar origens de água alternativas.
- Promover o envolvimento das diferentes entidades relevantes do setor da água.
- Sensibilizar os cidadãos para a temática da água.

Destas candidaturas espera-se que, pelo menos, 1 venha a ser aprovada, prevendo-se uma taxa de concretização de 20%, valor este acima da média dos rácios de aprovação para este programa.

O INMOVAGUA é um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020 ao abrigo do Programa Internacionalização da I&D.

Orçamento global: 68 774,8 EUR
Data de arranque: Julho de 2019
Duração do projeto: 24 meses


undefined