OZONE4WATER

O projeto OZONE4WATER tem como objetivo desenvolver uma tecnologia disruptiva de produção de ozono para tratamento de água, com vantagens processuais e económicas face às soluções convencionais. Para tal, este projeto foca-se na otimização do processo a dois níveis:

i) Utilização de membranas para separação de O3/O2, a fim de obter uma corrente enriquecida com O3, reduzindo significativamente o consumo de O2 assim como o consumo e custo energético associados;
ii) Utilização de um misturador estático pressurizado micro/meso-estruturado (NETmix), capaz de melhorar a transferência de massa de O3 da fase gasosa para a fase líquida para próximo de 100%.

O desenvolvimento deste projeto envolve ainda a criação de um protótipo laboratorial, que será validado na pré e pós-oxidação de água para consumo humano e no tratamento terciário de águas residuais urbanas (ARU), permitindo desta forma o acesso a água potável segura e acessível, bem como a produção de ARU tratadas e seguras para irrigação. No final, será avaliado o impacto ambiental, económico e social da tecnologia desenvolvida, bem como a sua implementação futura, através de uma Avaliação do Ciclo de Vida.

Coordenado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), este projeto conta com a participação dos parceiros AdP VALOR, EnKrott e Simbiente. O Laboratório de Processos de Separação e Reação - Laboratório de Catálise e Materiais, pertencente à entidade coordenadora, participa no projeto na qualidade de unidade de investigação. 

No âmbito do projeto OZONE4WATER, a AdP VALOR irá acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, colaborando através do fornecimento de amostras de águas residuais. Além disso, a AdP Valor contribuirá nas atividades relacionadas com a adaptação da solução ao tratamento de água e de águas residuais, bem como nas atividades de comunicação e disseminação.


Orçamento global: 226 870,73 EUR
Data de arranque: Fevereiro 2021
Duração do projeto: 36 months 

Financiado por:

undefined