SERPIC

O SERPIC - Sustainable Electrochemical Reduction of contaminants of emerging concern and Pathogens in WWTP effluent for Irrigation of Crops pretende investigar e minimizar a disseminação dos chamados poluentes emergentes, tendo como foco a produção de água segura para reutilização (ApR) para irrigação de culturas para produção alimentar e a descarga no meio ambiente de uma água de maior qualidade. Para tal, irá focar-se em 3 objetivos principais: 
  • Investigar a dispersão e transformação de poluentes emergentes, patogénicos e bactérias resistentes a antibióticos na água; 
  • Desenvolver soluções inovadoras para o tratamento avançado de águas residuais, baseadas tecnologias de membranas conjugadas com soluções eletroquímicas para produção de oxidantes, tendo como principal fonte de energia a solar;
  • Elaborar metodologias e ferramentas de monitorização; avaliação do risco ambiental e para a saúde pública; e para a implementação dos novos conceitos de reutilização, como base para melhorar a formulação de políticas e seus processos decisórios.

Para validar a eficácia das tecnologias de tratamento desenvolvidas será instalado um protótipo em Espanha para a produção de água para irrigação de culturas in situ. Serão efetuados testes à água residual produzida, ao solo e às culturas. A energia elétrica necessária será gerada por módulos fotovoltaicos.

Este projeto é coordenado pelo Instituto Fraunhofer da Alemanha e conta com a colaboração de sete parceiros, de vários países europeus e da África do Sul, incluindo os parceiros portugueses AdP e Universidade do Porto, a Universidade de Castilla-La-Mancha de Espanha, a Universidade de Ferrara de Itália, o Instituto Norueguês para a Investigação da Água, a Universidade de Stellenbosch da África do Sul e a empresa SolarSpring da Alemanha.

A participação da AdP VALOR será nas atividades de replicação e disseminação do projeto e dos seus resultados, com especial destaque junto das empresas do Grupo AdP, e colaboração no desenvolvimento da metodologia de avaliação do risco ambiental e para a saúde pública.


Orçamento global: 1 200 000 EUR
Data de arranque: Setembro de 2021
Duração do projeto: 36 meses

Financiado por:

undefined