SILVANUS

O projeto SILVANUS - Integrated Technological and Information Platform for Wildfire Management visa fornecer uma plataforma de gestão florestal sustentável e resiliente ao clima, que ofereça recursos inovadores para combater a ignição e propagação de fogos florestais, assim como mitigar os seus efeitos.

A plataforma a ser desenvolvida irá conciliar aspetos ambientais, sociais e inovações tecnológicas e científicas, possibilitando aos decisores uma visão holística e integrada sobre a gestão dos espaços florestais e do risco de incêndio associado. Deste modo, a plataforma SILVANUS irá atuar a 3 níveis: a) prevenção e preparação; b) deteção e resposta; c) restauro e adaptação.

Financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, o desenvolvimento deste projeto é assegurado por um consórcio europeu coordenado pela Universidade Online Pegaso que conta com a participação de cerca de 50 parceiros. Durante a sua execução, prevê-se a realização de vários demonstradores regionais em diferentes países europeus (França, Itália, Portugal, Grécia, Roménia, República Checa, Croácia e Eslováquia) e ainda um conjunto de pilotos internacionais (Indonésia, Austrália, Brasil e Canadá). 

No âmbito deste projeto, o piloto português será liderado pela EDP New, e conta com a colaboração dos parceiros AdP VALOR, Instituto Superior Técnico e TerraPrima, assim como da Águas do Vale do Tejo na qualidade de entidade terceira. O objetivo principal deste piloto é demonstrar a implementação de ações de prevenção e restauro de fogos florestais, que beneficiem simultaneamente a conservação da natureza. Para tal, combinará práticas agrícolas convencionais (como o pastoreio) com tecnologias digitais para desenvolver e implementar abordagens de gestão florestal, próximas da natureza. 

O uso de tecnologias digitais será focado na deteção remota, com recurso a drones e imagens de satélite, para monitorizar o crescimento da vegetação na proximidade de infraestruturas críticas do setor da água e do setor energético na região da Cova da Beira, permitindo despoletar as necessárias ações de manutenção, bem como o reporte aos vários stakeholders. Deste modo, o piloto português focar-se-á nos níveis de a) prevenção e preparação e de c) restauro e adaptação. 

Recorrendo à plataforma SILVANUS, as autoridades regionais e nacionais poderão assim monitorizar os recursos florestais, avaliar o índice de biodiversidade, gerar índices de perigo e risco de incêndio e promover campanhas de sensibilização junto dos cidadãos.

Orçamento global: 23 milhões EUR
Data de arranque: Outubro de 2021
Duração do projeto: 42 meses

Cofinanciado por:

undefined

Siga o projeto nas redes sociais: