Grupo AdP reduz a potência contratada nas infraestruturas e obtém redução nos custos com energia elétrica


O Grupo AdP efetivou a redução da potência contratada mínima nas infraestruturas das empresas participadas, resultando numa redução significativa na fatura da energia elétrica consumida no Grupo.

No âmbito da implementação das medidas e ações estabelecidas no PEPE – Plano de Eficiência e de Produção de Energia, o Grupo AdP solicitou, à EDP Distribuição, 703 pedidos de reavaliação de potência contratada, 651 dos quais foram aceites, representando uma redução de mais 49 MW de potência, que traduz uma redução de mais de 587 mil euros por ano.

A AdP Energias, em conjunto com a Direção de Compras e Logística da AdP Serviços e com o Gestor de Energia de cada empresa, está a monitorizar a aplicação das novas potências contratadas por parte do comercializador de energia, devendo os mesmos serem aplicados desde julho de 2018.

Tratou-se, portanto, de uma iniciativa de grande impacto para o Grupo AdP que terá desenvolvimentos em 2019. A próxima iniciativa da AdP Energias, neste domínio, tem a ver com as potências contratadas em BTE e BTN, bem como o estudo das melhores opções para os ciclos de fornecimento e faturação.

Recorda-se que, no âmbito do consumo energético, o objetivo inicial para o Grupo AdP definido pela AdP Energias (para as 12 empresas) era da ordem dos 600 mil euros, sendo que nas metas fixadas para o PEPE estabeleciam uma redução de 50 MW em 103 infraestruturas.

PEPE - Plano de Eficiência e de Produção de Energia do Grupo AdP 
A gestão da energia é uma das prioridades estratégicas do Grupo AdP, no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. 

Neste sentido e para reduzir custos operacionais, o Grupo desenvolveu um plano de gestão de energia que tem como pressupostos a maximização do aproveitamento energético dos ativos e recursos endógenos e a racionalização dos consumos, visando melhorar o seu desempenho energético.

O Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE) do Grupo AdP, para o período de 2017-2019, prevê o aumento da produção própria de energia elétrica do Grupo. Parte significativa desta produção destina-se a ser consumida nas próprias instalações, nomeadamente em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que estão entre as principais consumidoras de eletricidade do Grupo, o que permitirá reduzir a fatura energética do Grupo. 

Reduzir consumos e ajustar os respetivos horários e melhorar as condições de aquisição de energia são os outros dois objetivos do PEPE, que visa melhorar o desempenho energético do Grupo AdP.

A implementação do PEPE envolve cerca de 300 colaboradores das várias empresas do Grupo, com uma participação decisiva da área operacional, abrangendo um total de 334 infraestruturas. 

O PEPE integra mais de 600 medidas a implementar até 2020, que para além das já referidas, abrangem áreas tão diversas como a maximização do aproveitamento energético do biogás proveniente da digestão das lamas do tratamento das águas residuais, o aproveitamento da energia hídrica ou a constituição de uma bolsa interna de auditores energéticos certificados.


Publicado a: 28 de Novembro de 2018