Jornadas de Engenharia do Grupo AdP


Realizou-se nos dias 26 e 27 de outubro a 7ª edição das Jornadas de Engenharia do Grupo AdP. O evento reuniu na FIL cerca de 300 profissionais de todas as empresas do Grupo, tendo este ano assumido um novo formato com a abertura do acesso às conferências do segundo dia a stakeholders externos, nomeadamente municípios, universidades, organizações do setor e entidades gestoras.

“A Engenharia como vetor de conhecimento” foi o tema do encontro tendo por objetivo promover a partilha de conhecimento e a disseminação de boas práticas entre os profissionais da engenharia, em temas como a gestão de ativos, adaptação às alterações climáticas, prioridades de investimento, gestão da energia, inovação, entre outros temas.

Diane D’Arras, a nova Presidente da IWA – International Water Association foi a convidada principal do primeiro dia do encontro, cuja apresentação abordou as principais tendências do setor e do mundo da água, ainda no rescaldo do último congresso mundial da IWA, realizado na Austrália na segunda semana de novembro.

No conjunto dos dois dias, mais de 40 oradores, na sua maioria profissionais do Grupo AdP, apresentaram casos de estudo, projetos e trabalhos desenvolvidos nas diversas empresas do Grupo, com espaço para debate, esclarecimento de dúvidas e partilha de experiências.

O programa integrou ainda duas mesas redondas conciliando no debate profissionais do Grupo AdP e convidados externos: no dia 26, dedicada à gestão de ativos e à sustentabilidade e no dia 27, sobre as tendências para o setor no seguimento de alguns participantes no último Congresso Mundial da Água da IWA.

A fechar o programa das Jornadas foi feita a entrega do “Prémio 0% Energia – utilização eficiente da energia na gestão da nossa água”, um concurso dirigido às empresas do Grupo AdP tendo em vista o reconhecimento de projetos de melhoria da eficiência energética nas instalações de água e saneamento. Os vencedores da edição de 2016 foram a central fotovoltaica da ETA de Tavira gerida pela Águas do Algarve, na categoria de abastecimento de água, e uma estação elevatória gerida pela Águas da Região de Aveiro, na vertente do saneamento de águas residuais.


undefinedundefined
undefinedundefined

Publicado a: 28 de Outubro de 2016