AdP Valor desenvolve Plano de Segurança da Água para Olhão


A AdP VALOR, empresa do Grupo Águas de Portugal, vai prestar assessoria técnica para o desenvolvimento e implementação do Plano de Segurança da Água (PSA) no sistema de abastecimento de água da Ambiolhão - Empresa Municipal de Ambiente de Olhão. 

Apoiar a gestão da qualidade e quantidade da água fornecida através de uma abordagem integrada de avaliação e gestão do risco no sistema de abastecimento de água, através da conceção, desenvolvimento e implementação dos princípios presentes na nova diretiva comunitária relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano é o objetivo do Plano de Segurança da Água (PSA) que a Ambiolhão contratou à AdP VALOR.

O contrato, já assinado entre a empresa que gere o sistema de abastecimento do município de Olhão e a empresa do Grupo Águas de Portugal, tem uma duração de 12 meses e resultará na implementação de um processo de gestão da qualidade e quantidade da água fornecida pela Ambiolhão.

Com este PSA, a Ambiolhão ficará dotada de procedimentos e práticas que permitirão o cumprimento continuado das atividades em ciclos de melhoria, orientando para a otimização do seu desempenho e produtividade, conferindo-lhes maior credibilidade junto das restantes entidades responsáveis pela gestão da água e dos seus consumidores finais.

A AdP VALOR é a empresa do Grupo Águas de Portugal que, entre outras competências, presta serviços especializados de engenharia e operação, num contexto de sustentabilidade e de valorização do ciclo urbano da água. A empresa conta com uma vasta experiência e know-how adquirido ao longo da implementação das abordagens e metodologias de avaliação e gestão do risco em várias entidades gestoras, internas e externas ao Grupo Águas de Portugal, quer em Portugal como noutros países.

A qualidade da água destinada ao consumo humano é regulada pela recente Diretiva (UE) 2020/2184 do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de dezembro de 2020, que veio reformular os normativos anteriores reforçando a necessidade da implementação de uma abordagem baseada na gestão do risco para garantir que a água destinada ao consumo humano possa ser consumida com segurança durante toda a vida do consumidor, assegurando assim um elevado nível de proteção da saúde.

Adicionalmente, os impactos do aumento da poluição e das alterações climáticas nos recursos hídricos justificam um reforço da vigilância de todo o sistema de abastecimento, ampliando as possibilidades de poder reagir atempadamente a potenciais ameaças ao serviço prestado e à saúde pública.

Neste quadro, os Planos de Segurança da Água são cada vez mais ferramentas de avaliação e gestão do risco indispensáveis para as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água, que têm de garantir um abastecimento seguro da água para consumo humano.

De referir que o Grupo Águas de Portugal está entre as primeiras entidades gestoras do mundo a aderir à implementação de Planos de Segurança da Água, metodologia que foi proposta, em 2004, pela Organização Mundial de Saúde para monitorização e gestão dos riscos associados ao abastecimento público de água. 


Publicado a: 21 de Julho de 2021