Grupo AdP leva água potável a mais de três mil famílias em Moçambique


A EPAL, empresa do Grupo Águas de Portugal, ofereceu uma ETA móvel que permite que mais de três mil famílias do bairro Ndunda, nos arredores da Beira, Moçambique, passem agora a ter água potável 24 horas por dia. 

 

O sistema de tratamento de água agora criado integra-se no projeto de ajuda humanitária às populações afetadas pelo ciclone Idai, desenvolvido pelo Grupo Águas de Portugal em estreita articulação com o FIPAG. Estiveram presentes na inauguração do sistema o Ministro do Ambiente e da Transição Energética português, João Pedro Matos Fernandes e o Governador da província moçambicana de Sofala, Alberto Mondlane.

 

Além da estação móvel de tratamento de água, o sistema de abastecimento compreende ainda um gerador e a rede de abastecimento, que se estende por 1,5 quilómetros. Este sistema inclui as diferentes fases do tratamento de água: da captação passa pela decantação, pré-tratamento e tratamento de água, que é depois distribuída pela população.

 

A estação móvel seguiu de Portugal para Moçambique no âmbito da solidariedade para com as vítimas do ciclone Idai, que atingiu o centro do país em março, causando 604 mortos e afetando cerca de 1,8 milhões de pessoas.

 

Desde o passado mês de abril que o Grupo AdP está no terreno, com a missão de proceder à verificação de infraestruturas de abastecimento de água, diagnosticar o estado das mesmas e avaliar as obras de reabilitação necessárias para o restabelecimento do seu funcionamento normal.


undefined


Publicado a: 11 de Junho de 2019