IX Jornadas de Engenharia reúnem mais de 160 profissionais do Grupo AdP


Na passada quarta-feira, dia 14, teve lugar a 9ª edição das Jornadas de Engenharia, no edifício sede da Águas de Portugal.

Mais de 160 pessoas tiveram oportunidade de assistir a quatro sessões técnicas e quatro workshops dedicados a diferentes áreas de interface com a Engenharia: Eficiência, Sustentabilidade, Operação e Gestão de Ativos foram os temas das sessões técnicas. Os workshops foram dinamizados por diversos colaboradores das Águas do Tejo Atlântico, AdP SGPS, AdP Energias e Águas do Algarve.

Esta edição, como tem sido hábito nas últimas edições, foi bastante elogiada pelo seu programa e pela sua dinâmica.

Os participantes foram unânimes no que diz respeito ao interesse das temáticas abordadas e pela diversidade de projetos apresentados.

O orador convidado desta edição foi Frank Rogalla, Diretor de Inovação e Tecnologia da Aqualia, que veio partilhar a sua experiência na empresa, bem como a visão e a atuação da mesma. A Aqualia é uma empresa privada de serviços de gestão de água e é a quarta na Europa em número de população servida. A sua área de negócio é semelhante à do Grupo AdP, sendo responsável pela captação, tratamento e distribuição de água e posteriormente também tem a seu cargo o tratamento da água residual produzida.

Sessões temáticas e workshops
Da parte da manhã, tiveram lugar quatro sessões paralelas. Duas sessões técnicas, com os temas “Eficiência” e “Sustentabilidade” e dois workshops, com os temas “Balanço do iAflui e Perspetivas Futuras” e “A futura base de ativos regulados e o modelo de gestão de ativos do Grupo AdP”.

Cada umas das sessões técnicas tinha por base cinco apresentações, destacando-se naquela relativa à Eficiência os projetos em curso na Águas do Norte e na Águas do Tejo Atlântico bem como o projeto ENKI
A sessão técnica sobre Sustentabilidade foi muito diversificada destacando-se a experiência do Grupo AdP em Cabo Verde e em Timor Leste, ao serviço das empresas locais na prestação de serviços de assistência técnica que visam aumentar as competências dos recursos humanos no setor nesses países.

À tarde repetiu-se o modelo das sessões paralelas. As sessões técnicas tiveram como temas “Operação” e “Gestão de Ativos” e os workshops dedicaram-se à “Eficiência Energética” e à “Reutilização de Águas Residuais Tratadas e a importância do Plano de Segurança de Saneamento nesse contexto”.

A Sessão técnica dedicada à Operação contou com a apresentação de projetos em curso em ETA e ETAR de empresas do Grupo AdP que têm como visam a otimização dos processos e da operação nas infraestruturas, conduzindo a uma maior eficiência.

Quanto aos workshops, o que teve como tema a “Eficiência Energética” foi dinamizado pela AdP Energias e a “Reutilização de Águas Residuais Tratadas e a importância do Plano de Segurança de Saneamento nesse contexto” esteve a cargo da Águas do Algarve.


Publicado a: 19 de Novembro de 2018