Águas do Norte inaugura ETAR de Fornos


A Águas do Norte inaugurou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Fornos, infraestrutura dimensionada para tratar 1.133 m³/dia de águas residuais domésticas, tendo capacidade para servir uma população de 8.400 habitantes equivalentes dos municípios de Castelo de Paiva e de Cinfães.

O investimento associado a esta infraestrutura, na ordem dos 2,35 milhões de euros, incluiu ainda a execução do sistema intercetor, envolvendo a construção de uma estação elevatória e cerca de 1 quilómetro de tubagem enterrada, destinadas a recolher e encaminhar até à ETAR as águas residuais produzidas. Estes investimentos foram cofinanciados em 70% pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN.

A entrada em funcionamento das novas infraestruturas vai permitir assegurar o tratamento adequado das águas residuais produzidas naqueles concelhos para que possam ser devolvidas ao meio recetor, neste caso, o Rio Douro, em condições ambientalmente seguras.

A ETAR de Fornos está situada no concelho de Castelo de Paiva e a cerimónia de inauguração, realizada a 20 de julho, foi presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.



Publicado a: 22 de Julho de 2015