Novos investimentos em água no Alentejo


Realizou-se na quarta-feira, 9 de agosto, em Mértola, uma sessão presidida pelo Ministro de Ambiente onde se apresentou um conjunto de empreitadas da AgdA – Águas Públicas do Alentejo para reforçar o abastecimento de água no Alentejo, nomeadamente no concelho de Mértola.  

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, no âmbito da execução do plano de investimentos do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo até 2020, acaba de adjudicar uma empreitada para reforço da adução ao concelho de Mértola, que representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros.

A referida empreitada foi adjudicada a 9 de agosto, em sessão realizada em Mértola e presidida pelo Ministro do Ambiente. Na ocasião foi lançado o concurso para uma segunda empreitada neste município e anunciada uma terceira, conjunto que totaliza investimentos de cerca de 5,7 milhões de euros, cofinanciados a 85% pela União Europeia, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos no âmbito do Portugal 2020. 

Neste conjunto de empreitadas incluem-se as seguintes:

  • Adução ao eixo Serpa-Mértola
Reforço da adução até Mértola, com água vinda do Sistema do Enxoé, permitindo resolver problemas de falta de água em várias localidades do concelho de Mértola. Envolve a construção de uma conduta com 10,7 km, uma estação elevatória e a adaptação de diversos reservatórios, num total de cerca de 1 milhão de euros de investimento.

  • Adução à zona de Mértola Noroeste
Adução à zona de Mértola Noroeste incluindo a construção de um conjunto de troços adutores, gravíticos e elevatórios, com uma extensão de cerca de 68 km, três reservatórios novos e quatro estações elevatórias, correspondendo a um investimento de cerca de 3 milhões de euros.

  • Adução à zona de Mértola Sudoeste
Expansão do abastecimento a novas povoações, incluindo a construção de um conjunto de troços adutores, gravíticos e elevatórios, com uma extensão de cerca de 50 km, e duas estações elevatórias, investimento que atingirá cerca de 1,7 milhões de euros. 

A solução técnica adotada para o reforço de água ao concelho de Mértola assenta na interligação dos sistemas autónomos a origens fiáveis, designadamente ao Sistema do Enxoé e ao Sistema do Monte da Rocha, ambas origens superficiais com reservas plurianuais significativas e de qualidade adequada e com garantia reforçada face à sua ligação ao Sistema de Alqueva.

O abastecimento de água a Mértola vai ainda usufruir dos investimentos na ETA do Monte da Rocha e na ETA do Enxoé.

Subsistema do Monte da Rocha 
O sistema de Abastecimento de Água do Monte da Rocha, que tem a sua origem na albufeira do Monte da Rocha, sofreu recentemente obras de reabilitação e ampliação, o que lhe permitiu garantir a produção de água necessária à continuidade do serviço de abastecimento às populações de Almodôvar, Castro Verde, Ourique, Odemira e Mértola, tendo para tal sido necessário aumentar a capacidade de armazenamento e de transporte, através da construção de vários reservatórios e condutas adutoras. 

Neste sistema será também realizada uma expansão que irá permitir abastecer a população que vive na zona Sudoeste do concelho de Mértola.

Subsistema Guadiana Sul
O Sistema Guadiana Sul, que tem a sua origem na albufeira do Enxoé, foi desenhado para abranger os concelhos de Barrancos, Mértola, Moura e Serpa. De referir que a albufeira do Enxoé já beneficia da ligação ao Alqueva o que lhe confere uma garantia e robustez acrescidas. Acresce ainda que a ETA do Enxoé está a ser alvo de uma profunda intervenção de reabilitação e ampliação, que inclui a duplicação da sua capacidade e a utilização de soluções energéticas amigas do ambiente, que lhe permitirão uma autossuficiência energética de cerca de 50% dos seus consumos.

Até 2019, a AgdA prevê dar continuidade aos investimentos neste sistema, permitindo expandir os sistemas atuais, abrangendo mais população, nomeadamente nos concelhos de Barrancos, Mértola e Moura, com um investimento estimado em 13 milhões de euros.

Abastecimento de água no Alentejo
A escassez de recursos hídricos e a dispersão populacional da região do Alentejo traduzem-se em fragilidades ao nível da quantidade e da qualidade de água disponível para consumo das suas populações, problemas que se agudizam em anos de reduzida pluviosidade.

Assegurar a qualidade, continuidade e eficiência dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais aos municípios e às populações é o objetivo da Parceria Pública celebrada entre o Estado central e as Autarquias locais que, através da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, gere o Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAA).

O investimento total previsto efetuar em infraestruturas do SPPIAA até 2020, nos 20 municípios abrangidos, é de 180 milhões de euros, dos quais 117 milhões de euros destinados a melhorar o abastecimento de água aos, sendo o restante destinado a investimentos em saneamento de águas residuais.

No âmbito do SPPIAA estão em curso, ou em fase de lançamento, empreitadas para integração dos inúmeros sistemas autónomos em sistemas mais fiáveis e robustos e para assegurar a ligação a origens da água fiáveis, designadamente no que respeita aos sistemas do Guadiana Sul, do Monte da Rocha, de Santa Clara e do Roxo.


Publicado a: 11 de Agosto de 2017