AdP vai coordenar Grupo de Trabalho da ENEAPAI


O Grupo Águas de Portugal vai coordenar o grupo de trabalho interministerial responsável pela revisão da ENEAPAI – Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais.

A constituição do grupo de trabalho, do qual faz parte também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente e o Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, bem como a atribuição da sua coordenação ao Grupo AdP decorre do Despacho nº2054/2017, publicado em Diário da República no passado dia 10 de março.

Decorridos mais de nove anos desde a aprovação da ENEAPAI, esta iniciativa tem por objetivo fazer o balanço da implementação e consequente atualização da Estratégia dedicada à gestão adequada dos efluentes agropecuários e agroindustriais.

Os efluentes gerados por estas atividades têm sido identificados entre os principais responsáveis pela carga poluente de algumas bacias hidrográficas, tornando ineficaz qualquer projeto de despoluição e de requalificação ambiental que não abranja estes setores.

Publicado a: 20 de Março de 2017