A competição nacional do AQUAQUIZ já tem vencedor@s!


Já estão apurados/as os/as vencedores/as da terceira edição da competição nacional do AQUAQUIZ, o jogo desenvolvido pelo Grupo Águas de Portugal que promove o conhecimento e a sensibilização para o valor da água. 

São 10 os/as estudantes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que se destacaram nesta competição pelo conhecimento sobre água e frequentam os seguintes estabelecimentos de ensino: 

Escola Básica Dr. Francisco Sanches | Braga
Escola Básica Gonçalo Nunes | Arcozelo, Barcelos
Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos | Terrugem, Sintra

A lista integral dos/as premiados/as da competição nacional, que decorreu entre 21 de fevereiro e 11 de março de 2022, e que integra jovens estudantes, docentes e escolas, está disponível aqui.

Concebido para ser jogado em ambiente de sala de aula no formato de “Tabuleiro Virtual”, o AQUAQUIZ é composto por um quiz com perguntas relativas a diferentes dimensões da água, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

O jogo de tabuleiro virtual pode ser disputado em modo presencial, em contexto de sala de aula ou em ambiente familiar, ou em modo remoto, por grupos de duas a cinco pessoas.

O AQUAQUIZ está também disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre duas pessoas.

Desde o seu lançamento, a 1 de fevereiro de 2019, o AQUAQUIZ regista mais de 6 mil utilizadores/as e cerca de 600 escolas. Até à data realizaram-se mais de 45 mil jogos (133.021 jogos de tabuleiro e 18.679 batalhas). 

Cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo Águas de Portugal a docentes e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O jogo continua disponível em www.aquaquiz.pt (em formato tabuleiro) e na aplicação (em formato batalha) para quem quer por à prova os seus conhecimentos sobre água. 


Publicado a: 25 de Março de 2022