Águas do Centro Litoral promove concerto inédito em Leiria


No próximo dia 21 de novembro, pelas 21h30, sobe ao placo do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, o concerto “Entupimentos Sinfónicos”, um espetáculo inédito promovido pela Águas do Centro Litoral que visa sensibilizar para a não colocação de resíduos sólidos nos esgotos.

Dirigido pelo Maestro Alberto Roque, o concerto concilia música, dança, fotografia e cenografia numa performance artística que se destaca ainda pela utilização de instrumentos musicais originais construídos a partir de canos como os utilizados no transporte das águas residuais (o Xilocano) e das próprias louças sanitárias (Sanitofone).

Colaboram também neste concerto várias entidades culturais da região, nomeadamente a Orquestra Ars Lusitanae, o Coro Anima Choralis – Maceira, o Coro Adulto SAMP, a CAOS - Associação Cultural da Quinta do Rei, e a Escola de Dança Clara Leão. A iniciativa integra ainda uma componente solidária, com uma angariação de fundos para o CRIF – Centro de Recuperação Infantil de Fátima.

O concerto “Entupimentos Sinfónicos” integra o projeto de sensibilização ambiental “O Cano é que Paga”, iniciado em 2013, cujo objetivo é sensibilizar a população para a importância da atividade de tratamento das águas residuais e esclarecer sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto. Essas consequências, embora não visíveis para a população em geral, são negativas, em particular por gerarem entupimentos e danificarem as infraestruturas que tratam os esgotos e asseguram a sua devolução à natureza em condições ambientalmente seguras.


Publicado a: 19 de Novembro de 2015