Águas Públicas do Alentejo avança com ETAR da Comporta


Vai iniciar-se a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Comporta, infraestrutura que irá servir a população da Comporta e garantir o adequado tratamento dos efluentes urbanos e a preservação do ecossistema estuarino do Rio Sado. 

Decorreu hoje, no auditório da Junta de Freguesia da Comporta, a cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de conceção/ construção da futura ETAR da Comporta entre a AgdA - Águas Públicas do Alentejo e o consórcio Domingos da Silva Teixeira, S.A / DTE, Instalações Especiais, S.A.. 

A nova ETAR está dimensionada para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 2 500 habitantes-equivalentes em época alta e 589 habitantes-equivalentes na época baixa, pertencentes à população do lugar da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal. 

Esta instalação estará equipada com um sistema de tratamento tecnologicamente avançado, incluindo tratamento primário, biológico e desinfeção adicional para produção de água para reutilização e tratamento de lamas por desidratação, visando alcançar elevados níveis de tratamento com a menor pegada possível e contribuindo para a sustentabilidade ambiental da região em que se insere, com destaque para o ecossistema estuarino do Sado, zona sensível e classificada como Reserva Natural. 

Representando um investimento de 1,9 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), a ETAR da Comporta tem um prazo de construção de 740 dias. 

Também já está em curso a construção do Sistema Intercetor e Tratamento de Águas Residuais da Comporta que irá conduzir os efluentes gerados até à nova ETAR, envolvendo uma estação elevatória e 1,7 quilómetros de coletores. Esta empreitada foi contratada à empresa Ambiágua em novembro passado e representa um investimento de 840 mil euros, cofinanciado pela União Europeia através do PO SEUR.

A Águas Públicas do Alentejo é a entidade gestora responsável pelo Sistema de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009 na sequência do Contrato de Parceria Pública para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais, envolvendo o Estado e 20 Municípios do Alentejo, ao abrigo do Decreto-Lei nº 90/2009.

undefined

Publicado a: 29 de Janeiro de 2020