Grupo Águas de Portugal celebra o Dia da Terra


Para assinalar o Dia da Terra, as empresas do Grupo Águas de Portugal estão a dinamizar iniciativas e atividades para alertar para a necessidade de preservação do Planeta Terra.

No âmbito sua estratégia de educação para o desenvolvimento sustentável, o Grupo Águas de Portugal está a dinamizar várias iniciativas, de norte a sul do país, com o objetivo de sensibilizar e educar a comunidade para o valor da água, enquanto recurso essencial à vida e a todas as atividades humanas, e para a preservação do ambiente e dos recursos naturais.

Águas do Alto Minho aproveitou para sensibilizar para a importância do Planeta Terra e para a sua preservação através das suas redes sociais.

A Águas do Norte desenvolveu uma ação de sensibilização dirigida a crianças, em Ponte de Lima, que contou com algumas experiências para explorar as boas práticas associadas à gestão eficiente do ciclo urbano da água.

A Águas do Tejo Atlântico e o Museu da Água deu início à Ação de Formação “Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, certificada pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e coordenada pelo CFAE Centro-Oeste, enquanto entidade formadora, destinada a Professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Com início a 22 de abril, esta Ação de Formação tem duração de 30 horas e decorrerá em regime e-learning e pós-laboral. 

Em parceria com o município de Cascais, a Águas do Tejo Atlântico integra a programação do evento “O Oceano é a nossa Terra”, da Fundação Oceano Azul, onde reforçou aos alunos do ensino secundário “Para onde vai a água depois de utilizada?” e quais os “Resíduos invisíveis... para onde não devem ir”. Estão também programadas outras sessões de sensibilização com escolas dos concelhos de Loures, Nazaré, Óbidos e Peniche integradas num ciclo de webinars sobre diversas temáticas, que a empresa tem vindo a realizar ao longo do 3º período letivo, abrangendo milhares de alunos dos ensinos básico e secundário. A Águas do Tejo Atlântico também integra o painel “Ameaças e soluções para os ecossistemas marinhos”, com uma comunicação sobre “O papel das Fábricas de Água  (ETAR) na preservação dos ecossistemas marinhos” no âmbito do ciclo de webinars “Entra na Onda”, organizado pela Quercus, Biorumo e Universidade do Porto. A par destas atividades estão também a decorrer atividades no âmbito do projeto Peixes Nativos, dinamizadas com o ISPA/MARE, junto de 15 escolas aderentes e com a colaboração dos municípios de Alenquer, Caldas da Rainha, Óbidos, Oeiras, Mafra, Sintra e Torres Vedras.

A EPAL lançou a campanha “Para um Planeta mais Azul” que tem por objetivo sensibilizar para o uso eficiente da água. Ao abrigo do protocolo com a Quercus, a EPAL e a Águas do Vale do Tejo, apadrinharam cinco animais selvagens que estão em recuperação no CERAS de Castelo Branco. O primeiro afilhado é uma coruja-do-mato que será batizado através de um concurso, lançado no Dia da Terra e destinado aos filhos, netos e sobrinhos dos trabalhadores. 

SIMARSUL também prossegue com iniciativas que promovem a economia circular e com atividades que incentivem a uma maior consciência pública para a necessidade de preservar a natureza e os recursos do Planeta. No Dia da Terra, retoma a exposição itinerante da campanha “Superamigo – Lixo no esgoto, Não!”, através da participação no Conselho Eco-Escolas da Escola Secundária da Moita e em articulação com o Município.

A Águas de Santo André patrocina a 3.ª edição do concurso “filMAR para Sensibilizar”, promovido pela Câmara Municipal de Sines, destinado aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico que frequentem escolas do concelho. O desafio lançado consiste na realização de um filme, com um máximo de 2 minutos, sobre o tema da importância da preservação do ecossistema dunar, primeira linha de contacto entre a terra e o mar, nos ambientes litorais.

Águas do Algarve lançou um desafio à população, incentivando à partilha de ações que cada um adota para proteger o nosso Planeta. Em contrapartida, os participantes receberão dois brindes que contribuirão para a prática de gestos mais sustentáveis: um cantil para ter água da torneira sempre acessível e um saco amigo do ambiente, evitando a utilização de garrafas e sacos de plástico.

Publicado a: 22 de Abril de 2021