AdP apoia Moçambique no combate à falta de água


A preparação de uma campanha de sensibilização para o uso racional da água e o apoio no reforço das origens de água e na redução das perdas de água são as principais áreas abrangidas pelo protocolo de cooperação celebrado entre a AdP e o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) moçambicano.
 
O Grupo AdP vai apoiar tecnicamente Moçambique na resolução do problema de falta de água para abastecimento público que afeta a província de Maputo, devido à fraca pluviosidade nos últimos meses registada no sul do país.

Este apoio realiza-se ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado, no passado dia 12 de maio, entre a AdP Internacional e o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) moçambicano.
 
No âmbito do apoio técnico a prestar pelo Grupo AdP está previsto o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização para poupança e racionalização do uso da água. A cooperação com o FIPAG prevê também o reforço do abastecimento de água através da construção de furos de água na cidade de Maputo e a redução de perdas e fugas de água do sistema de abastecimento e tratamento de água do rio Umbeluzi.
 
O protocolo surge no seguimento do recente pedido de apoio do Governo de Moçambique ao Governo de Portugal para fazer face à falta de água naquela cidade, tendo Portugal sido o primeiro país a responder positivamente, disponibilizando-se para ajudar Moçambique a colmatar este problema. 



Publicado a: 15 de Maio de 2017