EPAL e AdTA premiados por Ética Empresarial

A Águas do Tejo Atlântico e a EPAL foram galardoadas com prémios atribuídos pela APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

A EPAL foi reconhecida na categoria Responsabilidade Social – Ambiente – Redução de Impactes, reconhecimento atribuído a organizações que possuem uma abordagem integrada para reduzir os impactes ambientais negativos das suas decisões e atividades, pelo trabalho desenvolvido pela com vista à recuperação das condições ambientais do Rio Tejo.

A "Operação Tejo 2018" representa um importante trabalho desenvolvido para a recuperação das condições ambientais do Tejo após a ocorrência de um pico de poluição na sequência de um período de seca severa e extrema que afetou Portugal. Este evento provocou a diminuição acentuada dos níveis de oxigénio no rio, colocando em causa a sobrevivência de diversas espécies, e degradando a qualidade da água para outras utilizações da água do rio Tejo. A Operação Tejo envolveu um conjunto de ações com vista à recuperação das condições ambientais do rio, nomeadamente a remoção, tratamento e encaminhamento a destino final da carga orgânica e nutrientes depositados na linha de água.

A "Operação Tejo 2018" pode ser conhecida em detalhe aqui.

A Águas do Tejo Atlântico recebeu o prémio de boas práticas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a marca e produto "água+", no eixo ODS6, Água Potável e Saneamento.

A utilização de água residual tratada (água reciclada = água+) contribui para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos, constituindo um benefício como fonte de água alternativa para usos não potáveis. A Águas do Tejo Atlântico criou em 2018 a marca “água+” representativa deste produto, com qualidade ajustada às diferentes necessidades e utilizações, garantindo a sua segurança.

Testado o seu uso, com sucesso, no ensaio realizado em 2018 na rega de um espaço limitado do evento Rock In Rio, atualmente decorre um processo que visa aplicar a água+ na rega de espaços verdes urbanos no Parque das Nações, em Lisboa.

Outros exemplos são a rega do Parque Municipal de Mafra, a lavagem de ruas de Alcântara e Cascais ou a reutilização no sistema de climatização do IKEA de Loures.

Conheça a água+ aqui.

Publicado a: 19 de Setembro de 2019