Águas de Portugal recebe prémio internacional de inovação em Istambul


Um projeto que visa a otimização da produção de energia a partir do biogás resultante do processo de Digestão Anaeróbia das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) foi galardoado com o prémio internacional  WEX Global Awards 2015 na categoria “Água e Energia”.

Denominado Neural AD (Neural Networks + Anaerobic Digestion), trata-se de um projeto de redes neuronais artificiais aplicadas à otimização da digestão anaeróbia de lamas, que permite melhor predizer o comportamento deste processo em diferentes condições operacionais e desta forma maximizar o potencial de valorização energética do biogás produzido nos processos de digestão das lamas geradas nas ETAR.

O Neural AD é um projeto de inovação concebido inicialmente pela Águas de Portugal (AdP) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, em 2013, ao qual se juntaram no segundo ano de desenvolvimento (2014), o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho.

No âmbito do Grupo AdP, é um projeto agregador da experiência de várias empresas, contando com a participação da AdP Serviços e de várias empresas com operação de sistemas de saneamento (Simria, Simarsul, Simtejo, Sanest e Águas do Noroeste).

Neste momento, o projeto está em fase experimental em seis ETAR do Grupo AdP - ETAR do Ave (Vila do Conde), ETAR Norte (Aveiro), ETAR Sul (Ílhavo), ETAR de Vila Franca (V. F. de Xira), ETAR do Seixal (Seixal) e ETAR da Guia (Cascais) – prevendo-se que, ainda este ano, venha a ser estendido a mais sistemas de cogeração de biogás de lamas de ETAR do Grupo.

A valorização energética dos subprodutos resultantes das suas atividades, como é o caso do aproveitamento energético do biogás das lamas de ETAR, é uma orientação estratégica do Grupo Águas de Portugal no contexto da promoção do uso eficiente de recursos e da Economia Verde.

«Além do reconhecimento internacional que nos aporta este prémio, especialmente gratificante porque competimos com os grandes players internacionais, quero destacar e agradecer a elevada e profícua colaboração com o meio académico que, em conjunto com a motivação e empenho dos colaboradores das diversas empresas do Grupo envolvidas nesta fase experimental, nos permitiu desenvolver e concretizar a aplicação de um projeto de inovação que resulta na melhoria da eficiência dos nossos processos», destaca Afonso Lobato de Faria, presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal.

Os WEX Global Awards são atribuídos anualmente no âmbito da conferência internacional Water and Energy Exchange (WEX) Global. A edição de 2015 decorreu de 23 a 25 de fevereiro em Istambul, na Turquia, com o tema “Water, Energy, and the Zero Waste Society”. A conferência contou com mais de 200 participantes em representação das empresas líderes mundiais das áreas do abastecimento e saneamento de água e energia provenientes de vários continentes.

O Grupo AdP - Águas de Portugal integra um conjunto de empresas que operam e exploram infraestruturas de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de tratamento e valorização de resíduos que servem cerca de 80% da população do território continental, nomeadamente 179 Estações de Tratamento de Água (ETA), 967 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), mais de 2.200 Estações Elevatórias e uma extensão de redes de abastecimento e de saneamento de cerca de 20 mil quilómetros, entre outras.

Lisboa, 26 de fevereiro de 2015

Publicado a: 26 de Fevereiro de 2015