Desempenho confirma estabilidade e robustez do Grupo AdP

A Assembleia Geral de Acionistas da AdP - Águas de Portugal, SGPS, S.A. aprovou o relatório e as contas consolidadas de 2021, sendo de assinalar a consistência na trajetória positiva de evolução da generalidade dos indicadores.

O reforço no programa de investimento em 25% relativamente a anos anteriores, tendo atingido 155 milhões de euros, está suportado na capacidade própria de geração de meios.

O Grupo AdP encerrou o exercício com um resultado líquido de 83,3 milhões de euros, com uma variação de 6% relativamente ao ano anterior, influenciado essencialmente pela redução dos gastos financeiros, consequência da diminuição em 10% do volume de endividamento, que corresponde a um múltiplo de 3,6 do EBITDA.

O volume de negócios consolidado do Grupo AdP - expurgado dos rendimentos de construção de ativos concessionados e do desvio favorável de recuperação de gastos - ascendeu a 725,2 milhões de euros, 1,4% acima do registado no ano anterior, decorrente das atividades de abastecimento e de saneamento.

José Furtado, presidente do Conselho de Administração, sublinha que “a robustez técnica, económica e financeira do Grupo Águas de Portugal confere a necessária estabilidade às empresas e capacita-as para realizarem os planos de investimento imprescindíveis à eficiência, reabilitação e expansão das infraestruturas. Permite ainda corresponder adequadamente aos novos desafios que se colocam ao setor, inerentes à transição ecológica e digital”.

Para José Furtado, “o Grupo AdP, dispõe da capacidade e das competências, para com empenho e determinação prosseguir com o rumo traçado no Quadro Estratégico de Compromisso, salvaguardando padrões elevados de serviço prestado, a par do reforço da capacidade de resposta em domínios da sustentabilidade, designadamente à dinâmica associada às alterações climáticas, à descarbonização e à economia circular”.

Publicado a: 19 de Maio de 2022