Grupo AdP promove as Jornadas de Engenharia sob o tema “Água, um valor mobilizador”


Dedicadas ao tema " Água, um valor mobilizador", as Jornadas de Engenharia do Grupo AdP - Águas de Portugal regressam para mais uma edição, entre 28 e 29 de novembro de 2022, de novo em formato presencial.

Organizado pela AdP VALOR, o instrumento empresarial do Grupo AdP para a aceleração da inovação e para a economia circular, este evento anual é um palco privilegiado de partilha de conhecimento e de experiência, de networking e de divulgação de novos projetos entre profissionais de engenharia de todas as empresas do Grupo, com dois dias de trabalho, um deles aberto ao público.

Miguel Angel Sanz, atual Presidente da MS Water Consult, ex-Presidente da International Desalination Association e especialista nas áreas da reutilização e dessalinização, é o keynote speaker da sessão de abertura das Jornadas, que conta ainda com uma mesa-redonda dedicada ao tema “Seca - o Mote para a visão ‘Uma só Água’”, promovendo a discussão da pertinência de uma visão integrada e multissectorial de gestão da água para garantir o bem-estar social, a sustentabilidade ambiental e a competitividade económica a longo prazo.

Lançamento do WICCE
Durante as Jornadas será lançado o WICCE - Water Infrastructures Construction Cost Estimator, uma aplicação web-based desenvolvida e enquadrada na estratégia de digitalização do Grupo AdP promovida pela AdP VALOR.

Concebida para estimar custos de construção de infraestruturas no setor da água, esta ferramenta online (https://wicce.adp.pt/) está reservada a utilizadores credenciados, sejam eles técnicos das entidades gestoras das infraestruturas do ciclo urbano da água, intervenientes no processo de planeamento, conceção e gestão dos sistemas, e.g., decisores, entidades financiadoras, projetistas, ou membros da academia, permitindo estimar, através de custos unitários de referência, o valor de investimento das principais tipologias de infraestruturas dos sistemas de seis áreas de aplicação: Abastecimento de água, Saneamento de águas residuais, Reutilização de água residual tratada, Tratamento de lamas, Produção de energia e Rega.
Baseada nas melhores práticas de mercado, esta aplicação resulta de um trabalho de mais de 15 anos para estabelecimento de funções de custo fiáveis para infraestruturas do setor da água, permitindo reunir uma sólida base de dados com mais de 1.000 empreitadas de construção de infraestruturas de captação, transporte, tratamento e rejeição de água.

Para além do WICCE, os visitantes das Jornadas poderão conhecer e experimentar outros produtos digitais desenvolvidos pelas empresas do Grupo. 

Na área expositiva do evento estará ainda disponível informação sobre alguns projetos de inovação em curso no Grupo Águas de Portugal, bem como sobre o concurso interno AdP Inovação Proativa. Este instrumento, previsto na Agenda de Inovação, disponibiliza um fundo de 800 mil euros para o desenvolvimento de novos produtos, bens e serviços, tirando partido da complementaridade e promovendo sinergias nas suas empresas que promovem a resiliência, a competitividade e os objetivos estratégicos do Grupo AdP.



Publicado a: 28 de Novembro de 2022