ETAR de Alcântara recebe prémio de arquitetura



A ETAR de Alcântara foi distinguida com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura de 2013. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 18 de dezembro, tornando conhecidos os premiados para o período de 2013 a 2016.

O projeto de arquitetura de arquitetura agora premiado é da autoria dos arquitetos Frederico Valssassina, Aires Mateus e João Ferreira Nunes e envolve a ampliação da instalação que ficou concluída em 2011.

Gerida pela Águas do Tejo Atlântico, esta é uma das maiores instalações de tratamento de águas residuais do país, servindo cerca de 750 mil habitantes dos municípios de Amadora, Lisboa e Oeiras. O projeto destaca-se pelo seu telhado verde com cerca de dois hectares - o maior telhado verde da Europa - que permite diminuir o impacto paisagístico da existência de uma ETAR de grandes dimensões, e com construção em betão, no meio da cidade. 

Incorporando os desafios da economia circular na gestão do ciclo urbano da água, a ETAR de Alcântara apresenta-se como uma verdadeira Fábrica da Água, onde a água residual é tratada como uma matéria-prima plena de recursos para usar, reutilizar, reciclar e valorizar. Um dos exemplos é a rega do telhado verde, que é feita com água reciclada produzida a partir das águas residuais tratadas na Fábrica.

Fábrica da Água: conheça o conceito aqui

Mais informação aqui

undefined

Publicado a: 20 de Dezembro de 2017